Recebi um cliente aqui enquanto estava escrevendo o post.
Antes de mais nada, peço que considere o seguinte.
Está escrito em MATEUS 5, 43-48:
Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?
Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.
E em MATEUS 9, 11-13:
E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?
Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes.
Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.
Agora, em suma, o que quis dizer (e o que me foi ensinado) é que, em Cristo, lutamos contra o pecado e não contra o pecador. Devemos aborrecer ao pecado sim, mas quanto ao pecador (a pessoa, que embora privada da graça, ainda conserva a imagem e semelhança de Deus), cabe aqueles que estão no Caminho, a orientação e a persuasão (do pecador para que se arrependa).
Eu sou definitiva e inequivocamente contra o homossexualismo, mas se um homossexual entra na congregação, qua postura terei? Irei expulsá-lo? Anatemizá-lo?
Penso que não seja essa a postura correta.
Há uma diferença muito grande em que nós evitemos a companhia deles e evitar, entre nós a presença deles, isto é, eu não imagino uma pessoa do Caminho andando junto com uma turma de homossexuais, jantando, almoçando, saindo e indo a lugares exclusivamente de homossexuais, mas caso uma pessoa que tenha o vício da homossexualidade queira o que nós temos, e venha atrás de nós em busca disso, devemos aceitá-lo SIM! E então oferecer a ele o que nós temos, e orar muito para que o Espírito Santo faça a obra conforme for de Sua Vontade (deixemos que o trigo cresça junto do joio, e o ceifeiro fará o que é adequado quando o tempo chegar).
O propósito de Deus para conosco é a santificação; e não esqueçamos que de que somos arautos do Reino.
Embora não nos caiba a salvação ou a danação dos outros, é desejável que tentemos mostrar o caminho aqueles que estão no erro (primeiro) e caso não nos ouçam (aí sim) evitá-los (mas eu aconselho a acolhe-los sempre que demonstrem arrependimento).
Perceba, por fim, que as porções da palavra que a irmã postou fazem parte das epístolas pastorais, e Paulo falava acerca daqueles que DIZEM ser cristãos e NÃO SÃO. Estes são indesculpáveis. E exatamente pelo fator do contexto, não podemos sair por aí a evitar os pecadores, porque não conseguiriamos, sendo necessário, como Paulo mesmo testemunha "sairmos desse mundo".
Cara irmã, penso que me fiz entender, respeito e compreendo a sua postura. Não posso passar daqui nem julgá-la, mas suplico encarecidamente que atente para o fator do contexto, de modo a separar os destinatários: se covertidos ou ainda não salvos, i.e., pecadores (Paulo fala a Timóteo, em relação aos que se dizem crentes, mas o Evangelho de Cristo Jesus fala a todos).
Que Deus nos abençoe abundantemente a medida que nos esforcemos para cumprir a Sua Palavra.
Emanuel