F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Foi Jesus pregado numa Cruz?

Compartilhe

Gustavo
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 100

Re: Foi Jesus pregado numa Cruz?

Mensagem por Gustavo em Seg 31 Out 2011, 20:27

Provavelmente esta é uma questão que eu tenho pesquisado já há um bom tempo...
Podemos comentar as referências aqui postadas aos poucos, para que todos possam analisar... Em primeiro lugar, acho importante comentar algo que a Cássia Santos postou em um de seus posts:

No grego clássico, esta palavra significava meramente uma estaca reta, ou poste. Mais tarde, veio também a ser usada para uma estaca de execução com uma peça transversal.

O que eu queria comentar sobre este trecho são duas coisas: a primeira, é que a Bíblia não foi escrita em grego clássico, mas em grego koiné (que surgiu um bom tempo depois). Em segundo lugar, o próprio texto já diz que posteriormente, a "estaca de execução" recebeu uma peça transversal. Pergunto: se é assim, por que ainda alguns se questionam sobre o formato do instrumento de morte de Cristo?

Abraços a todos.

Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1768

Mensagem por Maria Madalena em Ter 01 Nov 2011, 14:18

A propria palavra da Escritura diz: CRUZcificado e não ESTACAdo.

Por isso eu não tenho dúvida alguma que Cristo foi pregado numa estaca com uma peça transversal, ou seja, CRUZ
Valdomiro
ADMINISTRADOR (auxiliar)
ADMINISTRADOR (auxiliar)

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 1293
Cidade/Estado : Recife/PE
Religião : Protestante
Igreja : Assembléia de Deus
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 228
Pontos de participação : 3112

Mensagem por Valdomiro em Qui 03 Nov 2011, 10:47

Madalena, Paz!

Antes de comentar tua postagem devo dizer que acredito que Jesus tenha sido crucificado, mas se foi cruz ou estaca para mim é indiferente, porque o importante foi o objetivo não o instrumento.

A palavra usada originalmente nem foi "cruzificado" e nem "estacado". Se pudéssemos aportuguesar diríamos "estaurado". Agora o que "estauros" (palavra grega usada no original) significa naquele contexto histórico é o que se debate. Nas nossas bíblias está "CRUZcificado" porque por tradição se acredita que foi uma cruz e os nossos tradutores mantiveram a tradição. Mas, uma e outra tradução é possível.

PDD

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1678
Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
Religião : Cristão
Igreja : Não tenho
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 37
Pontos de participação : 4033

Mensagem por Jefté em Sex 04 Nov 2011, 20:58

Olá irmãos

E o que dizer desse dito de Cristo ???

"E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim.
E dizia isto, significando de que morte havia de morrer."
(Jo. 12:32-33)

Observação:
Que estilo de morte o Senhor haveria de ter ao ser levantado (da terra) no sentido de atrair todos a Si ???

A resposta (creio) está numa reflexão do Bob Marley:
"Não cruze os braços diante de uma dificuldade, pois o maior homem do mundo morreu de braços abertos!"

Cassia Santos
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 98
Cidade/Estado : rj
Religião : cristao
Igreja : Saal
País : alemanha
Mensagens Curtidas : 1
Pontos de participação : 154

Mensagem por Cassia Santos em Qua 19 Set 2012, 17:30

Boa noite a Todos

Ola Gustavo que legal que vc tenha feito uma observacao,sobre o que eu postei no nr 16 com respeito a "cruz". Só gostaria de fazer uma resalva de que o comentario se referia. A palavra grega traduzida por “cruz” que em muitas versões modernas da Bíblia “estaca de tortura” é stau·rós. No grego clássico, esta palavra significava meramente uma estaca reta, ou poste. "Mais tarde", veio também a ser usada para uma estaca de execução com uma peça transversal. Mas o que nao foi no caso de Jesus pois as profecias dizem com respeito a sua execuçao em João 19:33,36:"Mas, vindo a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas". "Pois estas coisas aconteceram para se cumprir a Escritura: Nenhum dos seus ossos será quebrado."
Se Jesus fosse pregado em uma "cruz" , seus ossos teriam se quebrados e seus musculos teriam sido rasgado devido a posiçao, isto nos faz entender o fato de Jesus nao ter sido pregado numa Cruz. E a cruz era um simbolo pagao nao usado pelos cristaos.
W. E. Vine, respeitado erudito britânico, apresenta os seguintes fatos sólidos: “No século III d.C. . . . os pagãos foram recebidos nas igrejas . . . e foram-lhes permitidos reter, em grande parte, os sinais e símbolos pagãos. Por conseguinte, o Tau ou T, . . . [com] a ponta da cruz abaixada, foi adotado.” — Dicionário Vine — O Significado Exegético e Expositivo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento.
Vine ainda diz que tanto o substantivo “cruz” como o verbo “crucificar” se referem a “uma estaca ou poste . . . distinguidos da forma eclesiástica da ‘cruz’ de duas vigas”. De acordo com isso, The Companion Bible (Bíblia Companheira) da Universidade de Oxford diz: “A evidência é . . . de que o Senhor foi morto numa estaca ereta e não em dois pedaços de pau cruzados em qualquer ângulo.” Fica claro que as igrejas adotaram uma tradição antibíblica.

Cassia Santos
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 98
Cidade/Estado : rj
Religião : cristao
Igreja : Saal
País : alemanha
Mensagens Curtidas : 1
Pontos de participação : 154

Mensagem por Cassia Santos em Dom 29 Jun 2014, 17:21

Alguém quer fazer outro comentario?

Conteúdo patrocinado