F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

É a Biblia palavra de Deus ou de Homens?

Compartilhe

Dannilo Stelio
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 774

Re: É a Biblia palavra de Deus ou de Homens?

Mensagem por Dannilo Stelio em Qua 20 Ago 2014, 10:22

RBANCHI (MENSAGEM N. 26)

"2 - Deus muda de opinião ?", perguntou você.
- SIM.
- E isso não contradiz Malaquias 3:6, Números 23:19, Ezequiel 24:14 e Tiago 1:17, pois esses textos se referem a MUDANÇA DE NATUREZA, DE ESSÊNCIA.
- Para que isso se aplicasse a Deus, Ele precisaria estar sujeito ao tempo (antes / depois), à natureza (melhor/pior) ou de ideia (recebimento de nova informação que fosse desconhecida).
- Os textos de Êxodo 32:14, Gênesis 6:6,7 e Jonas 3:10 se referem à AÇÃO (OU ATITUDE) DE DEUS PARA COM OS HOMENS, e que mudaram devido à uma mudança de circunstâncias, demandando uma
atitude ou ação diferente da parte de Deus.
- Isso não significa necessariamente que Deus tenha mudado de ideia, apenas que, como as circunstâncias mudaram, o relacionamento de Deus com a nova realidade é diferente.
- No caso de Êxodo 32.14, Deus disse a Moisés que estava irado com os israelitas por causa da idolatria (Deus sempre se ira com o pecado) e por isso iria dispunha a destruí-los, porém Moisés intercedeu por eles (Deus sempre tem misericórdia para com os que o invocam), e com isso as circunstâncias mudaram, levando a uma atitude diferente de Deus com o povo (não os exterminou, apenas os castigou).
- Quanto a Gn 18.23-33, a destruição de Sodoma e Gomorra não mostra que Deus tenha mentido ou brincado com as esperanças de Abraão. Deus prometeu que não destruiria a cidade se tivessem pelo menos 10 justos. A questão é que NÃO TINHA NEM MESMO 10 JUSTOS, apenas Ló, sobrinho de Abraão (2a Pedro 6-8 ).

Dannilo Stelio
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Dannilo Stelio em Qua 20 Ago 2014, 10:56

RBianch escreveu:(...)
4 - Alguém já viu Deus?
João 1:18 "Ninguém jamais viu a Deus." repetido em I João 4:12
Êxodo 33:20 "Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá."
João 6:46 "Não que alguém tenha visto ao pai, salvo aquele que vem de Deus [Jesus]; este o tem visto."
vs.
Gênesis 32:30 "Vi a Deus face a face."
Êxodo 33:11 "Falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo."
Isaías 6:1 "No ano da morte do rei Uzias, eu vi o SENHOR assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo."
Jó 42:5 "Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem."

Já tratamos disso no tópico DEUS PODE SER VISTO PELO HOMEM ?
RBianch
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 658
Cidade/Estado : Ipatinga/MG
Religião : Espírita
Igreja : Desigrejado
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 60
Pontos de participação : 1028

Mensagem por RBianch em Qua 20 Ago 2014, 11:05

Dannilo,

Para não ferir o princípio de onisciência, Deus não poderia mudar nunca. Ele deveria saber de todas as atitudes futuras dos homens e já comunicar suas decisões com base nisto. Mas o deus bíblico deixa bem claro que não sabe de muita coisa não.

O paradoxo da onisciência divina é o mais complexo. Nos exemplos utilizados, não justifica dizer que Deus mudou de ideia, ou precisou adaptar "devido a uma mudança de circunstâncias". Para Deus as circunstâncias não mudam!! Como onisciente já sabe todo o futuro sem linhas de universos paralelos. Se a circunstância mudou e Deus teve que mudar sua atitude, é porque não é onisciente.
RBianch
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por RBianch em Qua 20 Ago 2014, 11:10

Dannilo, msg nº32

O "tratamos" está no tempo verbal do tempo corrente, correto? Porque eu ainda não vi conclusão neste tópico para o "tratamos" estar no passado, em tom conclusivo.
Dannilo Stelio
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Evangélico, pastor, funcionário público
Cidade/Estado : MACAPÁ
Religião : Evangélico
Igreja : Assembléia de Deus
Mensagens Curtidas : -7
Pontos de participação : 1305

Mensagem por Dannilo Stelio em Qua 20 Ago 2014, 12:37

RBIANCHI,

A onisciência não exclui mudança de atitudes.

Tomemos Exodo 32.
Deus sabe que os israelitas vão desobedecê-lo. E sabe também que Moisés vai interceder por eles.
Em quê isso impede que Deus manifeste sua ira contra o pecado israelita, ou sua misiericórdia face à intercessão de Moisés ?
Parece que vc esqueceu do livre-arbítrio...

Quanto ao tópico "Deus pode ser visto pelo homem", o tratamos significa que esse ponto já foi debatido. A resposta da sua indagação está explanada nesse tópico, notadamente na mensagem nº 09. Leia com atenção.

Cassia Santos
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 98
Cidade/Estado : rj
Religião : cristao
Igreja : Saal
País : alemanha
Mensagens Curtidas : 1
Pontos de participação : 154

Mensagem por Cassia Santos em Ter 26 Ago 2014, 20:04

Imagine uma biblioteca de 66 livros, escritos por umas 40 pessoas diferentes durante um período de 1.600 anos. Três línguas foram usadas por escritores que viveram em diversas terras. Todos os escritores tinham personalidade, habilidades e formação diferentes. Mas, por fim, quando os livros que escreveram foram compilados, viu-se que esses, na realidade, constituíam apenas um só grandioso livro, que segue um só tema básico, do princípio ao fim. Isso é difícil de imaginar, não é? Contudo, a Bíblia é exatamente tal biblioteca.
Nenhum estudante sincero pode deixar de ficar impressionado com o fato de que a Bíblia, embora seja uma coleção de livros diferentes, constitui um só produto unificado. É unificado no sentido de que, do princípio ao fim, promove a adoração de apenas um Deus, cujas características nunca mudam, e de que todos os seus livros desenvolvem um só tema prevalecente. Essa harmonia global é uma poderosa evidência de que a Bíblia, de fato, é a Palavra de Deus.

MarceloFagundes
- Adão / Eva -
- Adão / Eva -

Número de Mensagens : 57
Cidade/Estado : São Paulo
Religião : evangêlico
Igreja : Batista
Pontos de participação : 87

Mensagem por MarceloFagundes em Ter 26 Ago 2014, 20:49

Ai pessoal a Bíblia é um livro que tem vida própria.
vou dizer porque:

Suas palavras não faz cansaço de ler e é o único livro mais lido no planeta terra.
Nunca existiu um livro que é tanto lido.
Não existe homem na face terra capaz de mudar seu conteúdo verdadeiro para o engano.

O diabo desejaria muito que  alguns texto como sábado e a lei dos dez mandamentos fossem alterado. mas o diabo não tem este poder para alterar suas mensagens, então que ele morda a língua e sinta ódio das palavras contidas nelas, pois o Poder de Deus é maior para impedir tal coisa.

Pode até algum dia fazer isso, mas será o dia que a antiga palavra de Deus não existir mais valor espiritual e a porta da Graça se fechar.

Mesmo que alguém escrevessem uma bíblia mudando seu texto verdadeiro e colocando conceito e opinião humana, nunca seria vendido e lido como a Bíblia sagrada.
Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 6377
Cidade/Estado : Recife-PE
Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
Igreja : perder a fé na fé
Mensagens Curtidas : 61
Pontos de participação : 11673

Mensagem por Marcelo Almoedo em Ter 26 Ago 2014, 23:49

Boa noite

Eu realmente tenho minhas duvidas se Deus existe... Mas quando me pego olhando as coisas, natureza e tals... Não consigo ver outra explicação, eu espero que ele não se mostre tarde demais para mim, eu quero acreditar que ele e suas palavras são reais.

Palavras de Phantomhive 

Fonte https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110912072414AAXLtub

Almoedo
Rodrigues
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 726
Cidade/Estado : SP
Religião : nenhuma
Igreja : Eu mesmo
Mensagens Curtidas : -46
Pontos de participação : 1296

Mensagem por Rodrigues em Qua 27 Ago 2014, 12:34

MarceloFagundes escreveu:Ai pessoal a Bíblia é um livro que tem vida própria.
vou dizer porque:

Suas palavras não faz cansaço de ler e é o único livro mais lido no planeta terra.
Nunca existiu um livro que é tanto lido.
Não existe homem na face terra capaz de mudar seu conteúdo verdadeiro para o engano.

O diabo desejaria muito que  alguns texto como sábado e a lei dos dez mandamentos fossem alterado. mas o diabo não tem este poder para alterar suas mensagens, então que ele morda a língua e sinta ódio das palavras contidas nelas, pois o Poder de Deus é maior para impedir tal coisa.

Pode até algum dia fazer isso, mas será o dia que a antiga palavra de Deus não existir mais valor espiritual e a porta da Graça se fechar.

Mesmo que alguém escrevessem uma bíblia mudando seu texto verdadeiro e colocando conceito e opinião humana, nunca seria vendido e lido como a Bíblia sagrada.

Ah é !!! Então porque os protestantes não guardam o sábado, mas sim o Domingo? Quem na sua opinião alterou isso?
RBianch
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por RBianch em Qua 27 Ago 2014, 14:42

Rodrigues,

O mais interessante é que o "poder de Deus" não foi capaz de impedir as alterações linguísticas e erros de tradução da bíblia. Estranho, não?

Quem diz que a bíblia é o livro mais lido do mundo está enganado. Se existisse apenas uma versão da bíblia, aí sim a afirmação seria verdadeira, mas, como existem mais de 20 versões com diferenças que interferem diretamente na interpretação dos textos, cada versão deve ser considerada um livro diferente. E isto Deus não impediu de acontecer.
Rodrigues
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Rodrigues em Qua 27 Ago 2014, 15:12

Concordo plenamente. Se a "Bíblia" é a Palavra de "Deus", porque tanta discórdia a respeito desse Livro?
O que vemos são discussões sem fim, a verdade é que, NUNCA JAMAIS chegaremos a uma única verdade.
Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 6377
Cidade/Estado : Recife-PE
Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
Igreja : perder a fé na fé
Mensagens Curtidas : 61
Pontos de participação : 11673

Mensagem por Marcelo Almoedo em Qui 28 Ago 2014, 04:00

Boa dia

A Bíblia é simbólica em algumas partes, registros históricos em algumas peças e tudo mais. Há muitas modalidade, gênero na Bíblia (mitologia, poemas, relatos históricos, cartas, etc ...) e, dependendo dessa modalidade, gênero e tradução a verdade muda radicalmente.

Porque será que depois de 5000 mil anos dessas estórias serem escritas, ainda há pessoa que a ler e acredita nelas. Não é porque são verdadeiras, apesar de muitos acharem que são. É porque a bíblia ela é infinitamente maleáveis, eis o poder das escrituras, Ela pode significar qualquer coisa para cada um, dependendo do momento em que vive e do contexto em que vive,

No meu entender o problema surge também quando a fé diz uma coisa e os dados e fatos dizem outro totalmente diferente, ai vem a pergunta, fico com a minha fé e nego a realidade, a experiência dos fatos e evidencia ou abraço minha realidade e repenso o modo de pensar em Deus.

Almoedo

Dannilo Stelio
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Dannilo Stelio em Qui 28 Ago 2014, 11:42

As alterações linguísticas e "erros" de tradução da Bíblia podem ser facilmente entendidos se levarmos em conta o princípio bíblico de que Deus não faz o que compete ao ser humano.

Cabendo ao ser humano corrigir as alterações linguísticas e corrigir os "erros" de tradução (como, aliás, vemos acontecer de forma regular tais correções, daí a existência de diversas versões bíblicas), claro que Deus não iria interferir nisso de forma direta.

No entanto, não há como atribuir-se essas correções de rota ao puro e simples acaso. Pelo contrário, Deus se mostra no controle de toda a situação. Sempre.

Cabe ainda destacar que, apesar de tantas versões diferentes, a mensagem bíblica essencial permanece a mesma: Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para resgatar a Humanidade de seus pecados.

Tudo o mais são divergências paralelas.

Portanto, todas essas versões podem sim ser consideradas a mesma obra.

Exemplificando: se alguém revisar uma obra escrita há algum tempo atrás (digamos, a versão brasileira de 1956 de "As correntes do espaço" escrita por Asimov), atualizando a para a linguagem falada em 2014, estaremos diante de uma "nova obra" ? Claro que não, pois a mensagem será a mesma !

QUANTO À DIVERGÊNCIA ENTRE FATOS E FÉ, não é de se surpreender. É uma situação até mesmo prevista nas páginas sagradas, como lemos em Hebreus 11.1 "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas QUE SE ESPERAM, e a prova das coisas QUE NÃO SE VÊEM".

Através de novas descobertas científicas, tanto os fatos podem vir a se adequar à fé, quanto esta aos fatos.
Rodrigues
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Rodrigues em Qui 28 Ago 2014, 12:35

Amado Dannilo.

Se essas Páginas a qual vc se referiu fosse tão "Sagradas" não haveria alterações nessas páginas, ou não é verdade?

Vamos pegar essa passagem que você sitou;"Hebreus 11.1 "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas QUE SE ESPERAM, e a prova das coisas QUE NÃO SE VÊEM".

Ai tem um irmãozinho querendo um emprego, ou até mesmo a casa própria, entre muitas outras coisas. E esse irmão fica orando, orando e orando com sua fé inabalável e confiando que esse emprego virá. Você acha que esse emprego ou  a casa vão cair do céu pra esse irmão? simplesmente por causa de sua fé? digo que não, não vai. Pois a fé sem Obras é MORTA. Obras= Ação de ir atrás desse emprego. Não sou eu quem digo isso, e sim, o autor de Tiago que diz; " o que adianta fé sem Obras".
Célio Saldanha
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : asetimatrombeta.blogspot.com
Número de Mensagens : 781
Cidade/Estado : Brasília-DF
Religião : cristão
Igreja : Tabernáculo de Cristo
Mensagens Curtidas : -56
Pontos de participação : 878

Mensagem por Célio Saldanha em Qui 28 Ago 2014, 12:52

"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça" 2 Timóteo 3.16
Rodrigues
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Rodrigues em Qui 28 Ago 2014, 13:11

Será mesmo Célio? essa passagem está também errada.
Dannilo Stelio
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Dannilo Stelio em Qui 28 Ago 2014, 13:22

RODRIGUES (MENSAGEM N.44)

"Se essas Páginas a qual vc se referiu fosse tão "Sagradas" não haveria alterações nessas páginas, ou não é verdade?"
NÃO, não é verdade. Se elas não tivessem alterações, usaríamos o termo "IMUTÁVEIS". O conceito de "sagradas" é outro. Segundo o dicionário on-line de português, seria "Que recebeu a consagração, que cumpriu as cerimônias de sagração; Relativo à religião ou ao culto; Inviolável; venerável, respeitável".

"Ai tem um irmãozinho querendo um emprego, ou até mesmo a casa própria, entre muitas outras coisas. E esse irmão fica orando, orando e orando com sua fé inabalável e confiando que esse emprego virá. Você acha que esse emprego ou  a casa vão cair do céu pra esse irmão? simplesmente por causa de sua fé? digo que não, não vai. Pois a fé sem Obras é MORTA. Obras= Ação de ir atrás desse emprego. Não sou eu quem digo isso, e sim, o autor de Tiago que diz; " o que adianta fé sem Obras"."
Correto. Veja que a mensagem de Hebreus e a de Tiago se completam. Mais uma amostra que a Bíblia é a Palavra de Deus.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg 11 Dez 2017, 22:52