F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

FÓRUM ABERTO A CADASTRO COMO MEMBRO E PARTICIPAÇÃO SOMENTE DE SEGUNDA À SEXTA. SÁBADO E DOMINGO É ABERTO APENAS PARA LEITURA.
--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
administrador.fe@terra.com.br
F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Propósito ou acaso

Compartilhe

Roberto Costa
    - Iniciante -
    - Iniciante -

Masculino Número de Mensagens: 4
    Cidade/Estado: Londrina - Pr
    Religião: Cristão Protestante
    Igreja: Evangelho Quadrangular
    País: Brasil

Propósito ou acaso

Mensagem por Roberto Costa em Seg 04 Abr 2011, 21:04

Saudações :
    Já a alguns dias me cadastrei no fórum, mas ainda não tive tempo para debater. Felizmente estou mais tranqüilo hoje, e conversando com um pastor amigo meu, observei que nosso assunto renderia um tópico.
    Aprendi desde muito cedo que na vida do cristão não existe acaso, e sim propósito, porém acompanhando os fatos na vida de muitos cristãos, observo que as coisas não são bem assim.
    Muitos são vítimas de assaltos, furtos, doenças, desemprego, etc.. por mera casualidade, simplesmente aconteceu, e outros são favorecidos pelas circunstancias da vida, com prêmios da loteria, promoções no trabalho e outras coisas boas, por mera sorte, se é que posso dizer assim.
    Ou seja ; não havia nenhum proposto ou plano divino, foi mera casualidade, simplesmente aconteceu como poderia acontecer com qualquer um, sejam bons ou maus acontecimentos. O que acham ?
    Ebenézer; até aqui nos ajudou o Senhor. I Samuel 7 : 12

Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Feminino Número de Mensagens: 795
    Cidade/Estado: Sorocaba/SP
    Religião: Cristã
    Igreja: Congregação Cristã no Brasil

Re: Propósito ou acaso

Mensagem por Maria Madalena em Seg 04 Abr 2011, 21:26

A paz de Deus, Roberto
    Vou explicar o que "eu acho", pois minha opinião é baseada em experiências pessoais.

Eu acho que tudo é propósito. Vou citar exemplos sobe minha caminhada:
    CASO 1 - Numa ocasião, já estando em outra denominação, sentí muita vontade ir na antiga igreja. Quando cheguei, uma das irmãs começou a chorar dizendo: "Eu havia pedido um sinal para Deus, uma coisa bem dificil, que era a irmã estar hoje conosco, pois sei que há tempos frequenta outra igreja". Ou seja: Minha repentina vontade foi "PROPÓSITO".

CASO 2 - Meu filho sofreu um acidente. Eu havia ouvido uma pregação dias antes onde orientava que devemos ficar "na paz e confiante" em quaisquer situações. Assim procedí, mesmo sabendo da gravidade. Meu filho em uma semana estava andando, sem sequelas, deixando todos perplexos. Foi "PROPÓSITO" para eu colocar em prática "o descansar em Deus".

CASO 3 - Eu tinha de ir a igreja numa manhã, o culto seria as 6:00 da manhã, nessa época eu frequentava a IURD. Mas, como lá a gente oferta até o que não tem, eu estava "zerada", sem dinheiro nem para pegar um ônibus. Então saí de casa às 5:00, a igreja ficava longe de casa e Deus não havia preparado condução para eu ir. No caminho, Deus falou comigo, disse me: "É o Espírito quem tem de levar o teu corpo (e não o contrário). PROPÓSITO? Conheci a aprendí a discernir a "Voz" de Deus.

Ja me aconteceu muitas coisas: enfermidades, necessidades, perseguições em trabalho. Foi muito bom ter acontecido essas coisas, onde pude colocar em prática a fé, a plena confiança e assim, verificar que a fé sempre funciona.

Eu acho que é isso: Deus sempre nos fornece oportunidade para exercermos "o descanso nEle", a fé no Nome dEle", ou mesmo aprender a rejeitar o mundo, provando que não presta, jaz no maligno.

flower

Roberto Costa
    - Iniciante -
    - Iniciante -

Masculino Número de Mensagens: 4
    Cidade/Estado: Londrina - Pr
    Religião: Cristão Protestante
    Igreja: Evangelho Quadrangular

Mensagem por Roberto Costa em Seg 04 Abr 2011, 21:52

Saudações :
    Maria Madalena vejo que seu argumento é empírico e não discarto a possibilidade de propósitos de Deus na vida de alguns cristãos, mas de maneira nenhuma podemos generalizar, concorda ?
    Observemos alguns fatos em seus casos :
    1 - Você está feliz e edificada na nova Igreja ?
    2 - Graças ao Pai, seu filho está saudavel, mas e se por ventura, tivesse acontecido algo mais grave, deixaria de descansar em Deus por isso?
    3 - Este caso não entendi direito : É o Espirito que tem de levar o teu corpo ???

Ebenézer; até aqui nos ajudou o Senhor. I Samuel 7 : 12

Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Maria Madalena em Qui 07 Abr 2011, 17:01

Roberto
    A paz de Deus

O que foi "propósito" nesses casos que citei?
    Explico:
    - Aprendí a paz de saber que Deus é quem dirige os meus passos.
    - Deus me deu a oportunidade de usar a fé quando meu filho se acidentou, hoje sei que a fé nunca falha.
    - O Espírito de Deus é quem deve "comandar" as ações do corpo (e não o contrário).

Última edição por Maria Madalena em Qui 07 Abr 2011, 17:24, editado 1 vez(es)

Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Maria Madalena em Qui 07 Abr 2011, 17:19

Continuação:

Fatos bíblicos: Os homens de Jerusalém estavam para serem afligidos pela espada e morte, MOTIVO: Iniquidade. E Deus ordenou: "Ou arrependimento ou a destruição".
    Em Amós 4 (6-12) nos é ensinado que Deus fére e Deus sara o homem, para que este se consciêntize de seus erros e se converta de seus caminhos e se voltem para Ele em retidão, santidade e caridade.

Há propósito em tudo: Ou para o homem aprender a usar a fé e pela fé mudar uma situação. Ou para o homem voltar ao caminho da retidão. Deus sempre quer seus filhos crescendo na fé e no conhecimento. Conhecí um missionário que nasceu com sindrome de Down e permanceceu assim até seus 18 anos. A situação só mudou depois que fé de seus pais amadureceu e pôde mudar tal situação.

...
    Eu de fato acho que tudo há um próposito para os "filhos", os "nascidos" de Deus aprenderem a rejeitar o mal para somente depois comerem leite e mel (como foi com Jesus).

Clovis
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -

Masculino Número de Mensagens: 254
    Cidade/Estado: Medianeira, PR
    Religião: Cristão
    Igreja: O Brasil Para Cristo

Mensagem por Clovis em Sab 07 Maio 2011, 13:52

Roberto Costa,

Gostaria de comentar seu post a partir das suas palavras:

"Ou seja ; não havia nenhum proposto ou plano divino, foi mera casualidade, simplesmente aconteceu como poderia acontecer com qualquer um, sejam bons ou maus acontecimentos. O que acham?"

Creio que as duas opções apresentadas por você não são corretas. A primeira, que os acontecimentos são frutos do acaso não é bíblica, pois a Bíblia apresenta Deus como Aquele que controla todos os acontecimentos, mesmo os chamados fortuitos e aleatórios.

A segunda, ainda que de certa forma correta, uma vez que não existe acaso da perspectiva divina, porém pela compreensão incorreta de muitos, acaba por ser errada por se assemelhar demais com o fado, fatalismo. Muitos crentes veem um propósito imediato e específico em tudo o que acontece, muitas vezes com um sentido profético. É meio que um maktub evangélico. O que leva a muitos a não verem-se como responsáveis pelo que lhes acontece.

A posição bíblica é que tudo o que acontece é controlado por Deus, embora Ele não seja o agente imediato. No caso dos crentes, tudo o que acontece é para o seu bem, aqui entendido como sendo a conformação à imagem de Jesus. Mas a interpretação meio que isotérica, do tipo "se perdi o ônibus hoje de manhã foi porque o propósito de Deus era que eu ficasse em casa descansando", não se coaduna com a verdade Bíblica.

Em Cristo,

Clóvis

Data/hora atual: Qua 08 Fev 2012, 19:41