F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

FÓRUM ABERTO A CADASTRO COMO MEMBRO E PARTICIPAÇÃO SOMENTE DE SEGUNDA À SEXTA. SÁBADO E DOMINGO É ABERTO APENAS PARA LEITURA.
--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
administrador.fe@terra.com.br
F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

A esposa de Jó: sob nova perspectiva

Compartilhe

Carmen
    - Iniciante -
    - Iniciante -

Feminino Número de Mensagens: 20
    Cidade/Estado: Brasília/DF
    Religião: protestante
    Igreja: Igreja Batista Central de Brasília
    País: Brasil

Mensagem por Carmen em Qui 06 Jan 2011, 08:10

Amados, a paz do Senhor.
    Há um tempinho, o Senhor me trouxe esta mensagem a respeito da mulher de Jó, que ministrei na igreja do interior onde trabalho, e quero aqui compartilhá-la com vocês.
    Quando lemos na história de Jó o que sua esposa falou, tendemos a ficar indignados, e até julgá-la mal (aliás, este é um péssimo costume entre os "crentes"...). Analisemos: Jó era o "Bill Gates" da época (Jó 1:3), sua esposa e filhos desfrutavam do melhor, e de repente, esta mulher se vê sem nada: sem nenhum de seus filhos, ela teve que ver 10 caixões, imagino a dor des mãe; ela também se viu pobre, não tinha ninguém com quem pudesse desabafar, e como se não bastasse, nem podia coabitar com seu marido porque ele ficou cheio de ferida da cabeça aos pés.
    Na hora da angústia, do desespero o ser humano fala coisas que expressam sua dor, seu terror e impotência diante de uma situação sem solução. Lembremos que até mesmo o nosso Senhor Jesus Cristo, o Próprio Deus encarnado,suou sangue e pediu que se fosse possível que o Pai passasse Dele aquele cálice (Mc 14:36; Lc 22:42).
    Mas no fim do relato da história de Jó, Deus o restitui de tudo em dobro, inclusive mais 10 filhos: COM A MESMA MULHER. Se Deus é misericordioso, e nos criou à Sua Imagem e Semelhança e Seu maior propósito é nos moldar à imagem de Seu Filho, Jesus Cristo (Rm 8:29), devemos exercer a compaixão, a misericórdia,o amor com que Cristo nos amou (João 13:34)e nos colocar no lugar do outro que sofre, e ajudá-lo a superar a situação, e não empurrar ainda mais a pessoa para o buraco.
    1 Pedro 1:15-16 - Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
    Paz a todos

Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Masculino Número de Mensagens: 1002
    Cidade/Estado: Recife-PE
    Religião: Vou sozinho e não me siga.
    Igreja: perder a fé na fé

Re: A esposa de Jó: sob nova perspectiva

Mensagem por Marcelo Almoedo em Seg 28 Mar 2011, 18:24

Carmem uma boa noite, e que esteja na paz do sue Deus.
    Só uma pergunta.
    Deus não sabia o resultado desta aposta com santanas.

Carmen
    - Iniciante -
    - Iniciante -

Feminino Número de Mensagens: 20
    Cidade/Estado: Brasília/DF
    Religião: protestante
    Igreja: Igreja Batista Central de Brasília

Mensagem por Carmen em Ter 05 Abr 2011, 11:22

Querido Marcelo, a paz.
    Deus sabe todas as coias, todas as "realidades alternativas", todas as escolhas.Tanto sabia que apostou em Jó...
    Louvado seja o Nome do Senhor.
    Abraços

Rasrio
    - Iniciante -
    - Iniciante -

Masculino Número de Mensagens: 2
    Cidade/Estado: Rio de janeiro
    Religião: Batista
    Igreja: Batista

Mensagem por Rasrio em Qua 06 Abr 2011, 23:45

A sua visão está correta, mas não vejo nesses dias muitos mestres condenarem a esposa de Jó, isso é coisa do passado. Uma nova visão, mais humana e compreensiva tem prevalecido na igreja de Jesus.

Um abraço.

Cida
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Feminino Número de Mensagens: 74
    Cidade/Estado: Salvador/Ba
    Religião: Evangelica
    Igreja: Igreja Evangelica Verbo da Vida

Mensagem por Cida em Qui 07 Abr 2011, 16:31

Carmen é uma benção, somos amigas e sou vizinha da sogra dela aqui em Salvador. Ela é uma mulher de Deus muito sabia como assim Deus descreve como é uma mulher segundo o coração Dele.
    Interessante também como podemos observar na historia de Jó, Deus mostrando como valoriza o casamento, que não ó permite perder também a esposa, visto que no final ele tem a vida restaurada e com a mesma mulher. Ele poderia permitir que ela morresse como os filhos e depois daria uma outra esposa como restituiu tudo que Ele perdeu. A palavra de Deus é perfeita, Deus sempre nos mostra seu lindo, santo e perfeito carater.

José Pereira
    - Iniciante -
    - Iniciante -

Masculino Número de Mensagens: 5
    Cidade/Estado: Arcoverde-PE
    Religião: Evangélico
    Igreja: Assembléia de Deus

Mensagem por José Pereira em Sab 07 Maio 2011, 01:32

A graça e a paz de Cristo, minha irmã!

Um lembrete para reflexão, irmã Cida: Tudo o que Jó perdeu e Deus restituiu era DELE, mas a esposa era ELE.

Deus te abençoe com toda sorte de bençãos.

RicGabriel
    - Iniciante -
    - Iniciante -

Masculino Número de Mensagens: 5
    Cidade/Estado: Campina Grande/PB
    Religião: cristã
    Igreja: IEVV

Mensagem por RicGabriel em Dom 25 Mar 2012, 11:38

Olá, Carmen e todos. Gostaria de acrescentar 2 coisas no que já achei muito interessante.

Então Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.
    Porém estende a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face!
    Jó 2:4-5

Como Jó era uma só carne com sua mulher, eu posso crer que o inimigo usou-a.
    Há um conselho no NT que ensina a cuidar bem da esposa: "Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações" (1 Pedro 3:7).

Adão foi um contra-exemplo de quem deu ouvidos à sua mulher quando ela estava errada.

Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Marcelo Almoedo em Seg 26 Mar 2012, 11:19

Boa noite,

A esposa de Jó sofreu quase tanto como Ele. Exceto pela sua saúde, ela também perdeu tudo o que tinha, seus 10 filhos a casa, família, posses. etc... Na sua angustia ou até mesmo na sua loucura que não era para menos implorar ao seu marido que blasfemasse o seu Deus para morrer em seguida
    Jó 2:09

O que você faria no lugar desse casal, até agora temos;

Mas no fim do relato da história de Jó, Deus o restitui de tudo em dobro, inclusive mais 10 filhos: COM A MESMA MULHER. Se Deus é misericordioso,
    Se você perder sua casa, seu emprego, sua fazenda, seus amigos, sua família, sua esposa, e sua saúde, é porque Deus está te lascando em função de  uma aposta com o satanás, mas ele te ama e está testando você? Não fique preocupada porque perdeu tudo porque no final Ele irá  substituir em dobro tudo que você perdeu. 
    Ah, sim, porque os entes queridos que morrem são tão fácil de substituir. Como nossa esposa (o) nossos  filhos, nossos irmãos, nossos amigos etc..........é    fácil ............muito fácil.............fácil..........fácil........ muito......fácil......fácil........fácil.......fácil............fácil.........fácil......fácil...

Olha há uma enorme diferença entre ler uma historia e está vivenciando a mesma historia, na perda de um filho não há sofrimento maior para a qualquer mãe, não há explicação para tamanha dor e sofrimento e com certeza não tem com  ser substituído.

Deus sabe todas as coisas, todas as "realidades alternativas", todas as escolhas. Tanto sabia que apostou em Jó...Louvado seja o Nome do Senhor
    O que leva a uma pessoa a pensar que este tipo de abuso espiritual cósmica é uma boa lição de amor.
    Deus apostou em Jó sabendo antecipadamente que ele jamais o renunciaria, que era uma aposta ganha mesmo antes de apostar. Então por que Jó se lasca todo para provar o que para Deus?

Interessante também como podemos observar na historia de Jó, Deus mostrando como valoriza o casamento, que não ó permite perder também a esposa, visto que no final ele tem a vida restaurada e com a mesma mulher. Ele poderia permitir que ela morresse como os filhos e depois daria uma outra esposa como restituiu tudo que Ele perdeu.

Perfeito. Tô me sentido no lugar do Jó da vontade de chorar................ 

A palavra de Deus é perfeita, Deus sempre nos mostra seu lindo, santo e perfeito caráter.
    A afirmação sem fundamento,  é muito mais provável que ele ficou profundamente traumatizado e com medo - não só ele tinha perdido os seus bens, seus servos, seus filhos, sua saúde, ele também aprendeu que Deus não pode ser confiável. 

Jó  23:18 - Tu "DEUS" sabedor que Eu Jamais iria te renunciar, mesmo assim  deliberadamente deixou o diabo lascar a minha vida? porque?

Há um conselho no NT que ensina a cuidar bem da esposa: "Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações" (1 Pedro 3:7).

A grande maioria das pessoas são analfabetos bíblicas. Eles só ouvem os versos palatáveis ​​do púlpito e aceitam cegamente que o seus pastores emana e acham que é a palavra de Deus.

Qualquer pessoa honesta, pensante lendo a bíblia não pode ignorar a gritante e barbárie contra as mulheres. Vamos ver alguns entre os milhares de versículos sobre como as mulheres devem se comportar diante desses ensinamentos
    .

Deuteronômio 22:13-21 - Se, porém, esta acusação for confirmada, não se achando na moça os sinais da virgindade levarão a moça à porta da casa de seu pai, e os homens da sua cidade a apedrejarão até que morra; porque fez loucura em Israel, prostituindo-se na casa de seu pai. Assim exterminarás o mal do meio de ti.  

I Coríntios 14:34-35 -  As mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, perguntem em casa a seus próprios maridos; porque é indecoroso para a mulher o falar na igreja.

Minha humilde conclusão a essa história que em sua essência não fazia sentido. Por que diabos Deus precisa testar alguém? Deus é onisciente, sabe tudo que há para saber. Um "teste" da fé de Jó iria revelar nenhuma informação quanto Deus já sabe se Jó é fiel. Além disso, fazer uma aposta com Satanás também é completamente desnecessária, dado o conhecimento de Deus da fé de Jó.

E o fato é que, se você é um judeu ou cristão e você considerar o seu respectivo livro sagrado sendo  a Palavra de Deus INERRRANTE, você deve acreditar que o Livro de Jó seja literalmente verdadeiro. Então você de alguma forma tem que conciliar a necessidade de Deus para o conhecimento, a vontade de Deus para atormentar um homem inocente, e Deus conciliando "com Satanás.

Explique isso! Você não vai porque você não pode, porque não é racional e besteira pura.

Tchau 

Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Feminino Número de Mensagens: 826
    Cidade/Estado: Sorocaba/SP
    Religião: Cristã
    Igreja: Congregação Cristã no Brasil

Mensagem por Maria Madalena em Seg 26 Mar 2012, 13:38

ApdD a todos

Li alguns comentários e também quero fazer um, talvez fora do foco da questão.

Quando Deus disse a Adão que sua desobediência lhe traria a morte, então; até que viesse Jesus imperaria a morte e a maldição sobre o homem, o qual, entre Adão e Cristo, permaneceu sob um jugo de tristeza e dor, sem poder fugir dessas coisas, pois a maldição era LEI e ai daquele que transgredisse a lei que causava opressão!
    Então, claro...a lei de Deus jamais poderia trazer alegria e amparo,se toda herança de Adão estava sob a lei chamada MORTE.

Deus não mudou. O que mudou foi o fim do castigo e da morte, para todos os que aceitam a proposta chamada VIDA e a obedece.

Tenho dificuldade em expressar meu raciocínio, mas espero tenham compreendido meu ponto de vista a respeito do raciocínio entre os comentários que li neste post.

Deus abençoe a todos
    Madalena

Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Marcelo Almoedo em Seg 26 Mar 2012, 16:58

Querida Maria Madalena

Muita Paz  Para Você e a Todos Que a Rodeia.

Deixe-me te ajudar o que você que transmitir na minha visão quando era um Cristão.

Vamos  nessa.

Quando Deus disse a Adão que sua desobediência lhe traria a morte, então; até que viesse Jesus imperaria a morte e a maldição sobre o homem, o qual, entre Adão e Cristo, permaneceu sob um jugo de tristeza e dor, sem poder fugir dessas coisas, pois a maldição era LEI e ai daquele que transgredisse a lei que causava opressão! 
    Então, claro...a lei de Deus jamais poderia trazer alegria e amparo, se toda herança de Adão estava sob a lei chamada MORTE.
    Deus não mudou. O que mudou foi o fim do castigo e da morte, para todos os que aceitam a proposta
    chamada VIDA e a obedece.
    Bom Eu sinceramente não sei o que esse trecho tem haver com o tema em foco, mais vamos tentar esclarecer o que você quer repassar.

Se o Adão foi o representante da raça humana e sua decisão de obedecer ou desobedecer a Deus teve resultados duradouros em toda a humanidade. Porque ele desobedeceu a Deus e os efeitos dessa transgressão foram transmitidas para todas as pessoas. Adão caiu e todos nós caímos  também  (Romanos 5:12-21, - I Coríntios 15:20-28, 45). Por outro lado Jesus Cristo é a cabeça de uma nova família de Deus pelo qual Ele é o representante de todos os que lhe obedecem. Chamada de Vida.

De acordo com a sua doutrina, a morte é a pena para o pecado (Romanos 6:23 ) e este fato é a base do seu Evangelho! Além disso, como pode todas as coisas ser 'restaurada' para um estado sem morte, dor, lágrimas ou mesmo no futuro (Apocalipse 21:04 ), se nunca houve um tempo livre da morte e de sofrimento? Toda a mensagem do Evangelho se desfaz, se tiver essa visão da história. Também significaria que Deus é o culpado pela morte. Que aparentemente foi o Ele o causador da primeira morte no mundo, um animal foi morto para fazer roupas para Adão e Eva (Gênesis 3:21)

Espero ter te ajudado

Goncaze
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Masculino Número de Mensagens: 117
    Cidade/Estado: Cuiabá/MT
    Religião: Hellsing
    Igreja: Jigoku Shouji

Mensagem por Goncaze em Sab 07 Abr 2012, 19:28

Não sei quantas perspectivas existem sobre a esposa de Jó, até porque ela não é o foco. Todavia, a esposa de Jó é mais parecida com a maioria de nós do que nós somos parecidos com Jó.

A esposa de Jó precisou passar por tudo aquilo para chegar a perder a fé em Deus. Muitos não passam nem um por cento (1%) do que ela passou e já abandonam a fé.

Mas, como a atenção do tópico foi desviado para obeservar se Deus foi correto ao colocar Jó numa aposta com satanás... Vejamos o seguinte:

Em João 9:1-2
    1Caminhando Jesus, viu um homem cego de nascença. 2E os seus discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? 3Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus.

Quando o cego foi curado por Jesus, acaso não manifestou-se nele a glória de Deus? Na fidelidade de Jó não acontece o mesmo? Em Jó não manifestou-se a glória de Deus? Quando Cristo sofre, morre e ressuscita, não manifestou-se em Cristo a glória do Pai?

Embora, a glória de Deus seja o foco na história de Jó, há também outros pontos que nos servem como orientação e formação espiritual. Todavia, não me importo se a história de Jó é real ou não, o que me importa é compreender o seu significado, isto é, nada impede que seja uma parábola e nada impede que tenha sido real.

Há no meu pensar uma probabilidade bem pequena de que Deus não existe e de que Jesus tenha sido um mito/lenda. Entretanto, a maior parte da probabilidade é de que o Senhor é Deus e é único, e de que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus. Se não fosse pedir muito, apenas quero uma experiência direta com Deus ou com Jesus Cristo, nem que fosse um simples vislumbre do céu ou do inferno.

Chico Costa
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -

Masculino Número de Mensagens: 58
    Cidade/Estado: Gravataí/RS
    Religião: Sem Religião
    Igreja: Sem Igreja

Mensagem por Chico Costa em Sex 20 Abr 2012, 07:43

Bom dia.

Não acho ético causar sofrimento em alguém, a ponto de matar seus filhos, só para depois se vangloriar sobre esse sofrimento. Vou ler esse texto biblico pois confesso que jamais o li. Fiquei, até certo ponto, APAVORADO com a história e, em especial, com a interpretação dos amigos que iniciaram o tópico..

Data/hora atual: Ter 22 Maio 2012, 08:52