F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

FÓRUM ABERTO A CADASTRO COMO MEMBRO E PARTICIPAÇÃO SOMENTE DE SEGUNDA À SEXTA. SÁBADO E DOMINGO É ABERTO APENAS PARA LEITURA.
--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
administrador.fe@terra.com.br
F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Ser espirita ou evangélico?

Compartilhe

Marcio Alves
    - Iniciante -
    - Iniciante -

Masculino Número de Mensagens: 2
    Cidade/Estado: Cabréuva
    Religião: Estou entre espirit. e protest.
    Igreja: por enquanto na CCB
    País: Brasil

Ser espirita ou evangélico?

Mensagem por Marcio Alves em Seg 01 Nov 2010, 13:21

Olá amigos,

Meu nome é Marcio Alves, tenho 28 anos, sou casado a 9 anos e tenho 2 filhas, uma de 8 e outra de 5.
    Fui criado numa familia católica, até que aos 20 anos eu comecei a ouvir o metal (satânico, porque hoje ouço o metal cristão),me rebelei contra a religião, contra tudo e todos, comecei a ler muito sobre satanismo, luciferianismo e outros.
    Quando essa fase passou e senti um grande vazio acabei conhecendo o espiritismo duma forma muito interessante, viu um vulto em casa e senti muito medo, um dia depois um amigo metaleiro me convidou para ir num centro espirita, o detalhe é que até aquele dia ele nunca tinha me falado sobre espiritismo e eu nem sabia que ele era espirita, alguns dias depois comecei a trabalhar com um senhor espirita numa livraria.
    Comecei a frequentar o centro espirita, nesse ano de 2006 aconteceram várias coisas ruins em minha vida, eu acredito que estava pagando pelo tempo que blasfemei contra o nome de Deus, mas como pessoa eu melhorei bastante, inclusive minha mulher também achou isso.
    2006, 2007, 2008 e começo de 2009, passei esses anos no espiritismo, pouco a pouco fui largando do espiritismo.
    Passei um tempo tentando ser ateu, lendo muito sobre isso, lendo Nietszche,Schopenhauer, Marquês de Sade, etc...Digo tentando pois não sabia bem o que queria.
    Em 2010 um amigo me apresentou o metal cristão, de lá foi um pulo para frequentar as igrejas, Crash Church, Cristo Salva, Congregação.
    Bom, um dos motivos que parei de frequentar o centro espirita foi por medo, medo de ter mediunidade, medo de ver ou ouvir algo.
    Mas nas igrejas evangélicas senti outro vazio, a falta de estudos, também não gostei da forma como as igrejas tentam mudar a pessoa, você não pode vestir isso, não pode assistir isso, não pode ouvir isso, afirmações como: Deus está só aqui, a outra igreja está errada, tudo que acontece de ruim é obra do diabo.
    Cansei disso, gosto de ler, de estudar outras religiões, não tenho preconceitos contra outras religiões.
    Mas ainda procuro Deus, procuro um caminho, procuro paz.
    Senti vontade de voltar a ler sobre espiritismo, estudar, embora a minha mulher seja agora evangélica e seja contra o espiritismo.
    Embora ainda tenha alguns medos.
    Mas gostaria de colocar aqui algumas questões que me intrigam, são elas:

1- Muitas pessoas dizem que o espiritismo aceita alguns fatos da biblia e outros não, isso é verdade, porque?

2- Como o espiritismo interpreta as passagens na biblia que dizem para não consultar os mortos?

3- Qual a importância da biblia para os espiritas?

4- Todo mundo tem mediunidade? Como saber?

5- Pode acontecer de um "demonio" se passar por um espirito amigo? Como saber?

Tenho outras questões que não lembro no momento mas quando lembrar as postarei.

A verdade é que estou dividido entre batizar numa igreja e ter fé cega, ou começar a estudar o espiritismo e buscar respostas.

Orem para que Deus me dê respostas. confused confused

Marcio Alves

Aproveito para pedir pela minha filha Camile de 5 anos, ele está com problemas de saúde, problemas no pulmão, no ouvido e na
    garganta, estamos fazendo um tratamento para ver se ela não vai precisar operar, mas o fato é que a operação seria arriscada
    pois ela tem problemas no pulmão, por favor orem por ela para que Deus a cure.

Abraços!

Pereira
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Masculino Número de Mensagens: 3332
    Cidade/Estado: Japeri/Rio de Janeiro
    Religião: Evangelico
    Igreja: Nao tenho

Re: Ser espirita ou evangélico?

Mensagem por Pereira em Ter 09 Nov 2010, 18:59

No meu entenimento você não deve se esforçam para ser evangelico nem espírita.

O manamento é este: Marcos 12:30 Amarás, pois, a Yaohu teu ULHIM de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças.
    31 E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

Não há outro mandamento maior do que esses.

Norberto
    Administrador
    Administrador

Número de Mensagens: 1821

Mensagem por Norberto em Ter 16 Nov 2010, 18:49

.
    Marcio Alves, sobre o Espiritismo, posso lhe informar que ela nega o seguinte:

=> A inspiração divina da Bíblia;

=> A ressurreição corporal de Jesus;

=> Nossa redenção por Cristo;

=> O paraíso como lugar de felicidade;

=> O inferno como lugar de tormento eterno e consciente;

=> A existência do diabo e dos demônios;

=> que Mateus, Marcos, Lucas e João escreveram o Evangelho, conforme receberam do Senhor Jesus.

=> Os milagres de Jesus, como, por exemplo, as ressurreições que Ele realizou, registradas nos Evangelhos.

A partir daí, você pode julgar: o Cristianismo > Espiritismo > não divergem naquilo que ensinou JESUS ! ?
    .

Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Masculino Número de Mensagens: 1069
    Cidade/Estado: Florianópolis - Santa Catarina
    Religião: Cristão
    Igreja: Não tenho

Mensagem por Jefté em Ter 16 Nov 2010, 21:26

Olá Marcio Alves

Sobre as questões:

1- Muitas pessoas dizem que o espiritismo aceita alguns fatos da biblia e outros não, isso é verdade, porque?
    Isso é verdade!
    E não é só o espiritismo, mas o homem em geral.
    Porém, o espiritismo utiliza fortemente de tudo o que na Bíblia lhe favoreça no seu credo; porém não dá a mínima para tudo o que se lhe opõe.
    Quem assim faz, não pode utilizar a Escritura; pois demonstra não crê-la.
    Se cresse, jamais faria isso.
    Porque se um fato ou verso é verdadeiro; o outro não pode ser mentiroso (pois está na Escritura), mas quem aceita um ponto e não aceita o outro, é porque na verdade não a crê!

2- Como o espiritismo interpreta as passagens na biblia que dizem para não consultar os mortos?
    Todos nós, toda doutrina religiosa com seus pré-conceitos está sujeita a fazer isso, e faz!

3- Qual a importância da biblia para os espiritas?
    Ora, para mim, a importância da Bíblia para os espíritas está no fato de por ela (porque muitos tem-na como palavra de Deus), então a importância da Bíblia p/ eles está no fato de poderem se utilizar dela p/ dar respaldo a sua crença. Estilo sofisma.
    De maneira que a verdadeira "Bíblia" dos espíritas são os escritos de Allan Kardec e similares.

4- Todo mundo tem mediunidade? Como saber?
    Isso é um engodo, um estado de uma pessoa que não é bom, pois o Diabo é ladrão e assolador, e muitas vezes se disfarça de anjo de luz para enganar e tomar posse em uma pessoa.
    Isso, creio, é o que acontece com um medium.
    Porém, o cristianismo, o verdadeiro cristianismo é simplicidade.
    Diz a Bíblia: seja porém o vosso falar, sim, sim, e não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna.

5- Pode acontecer de um "demonio" se passar por um espirito amigo? Como saber?
    Pode sim!
    E até se transfigura em anjo de luz.
    Como saber?
    Diz a Bíblia: Abstende de toda a aparência do mal. (I Tes. 5)
    Diante disso; saibamos: o espiritismo é doutrina de demônios; não existe reencarnação, então apartemo-nos dele.
    Também diz a Escritura: busca a paz e siga-a.

Por isso, quer paz, quer verdade, quer fé, quer salvação, quer vida, e vida em abundância (não fado de bens materiais), e liberdade e amor; busque a Cristo!
    Leia sua palavra; Creia-O, leia os evangelhos, o Novo Testamento; a Bíblia.
    E receba a Jesus como seu Salvador.
    Ninguém aprende a ser um médico, advogado ou outra coisa de um dia p/ o outro...
    Assim também, a fé e a verdade, e o conhecer a Cristo se dá aos poucos... o importante primeiramente é crê-Lo; e crê-Lo. E ter paciência e aprender Dele - como Ele disse: aprendei de mim.
    Porque sei, que na verdade o Senhor, foi o único "homem" neste nosso mundo que nunca buscou ou desejou ou pediu o mal de ninguém.
    Pelo contrário, Ele é Salvador!
    Tampouco quer o seu, pois também por você ele morreu, e te amou!
    Disso eu sou também testemunha, porque sei que Ele não somente amou a mim!

É como por exemplo o Corpo de Bombeiros: já viste falar de algum bombeiro que tenha querido não salvar alguém???
    Pois muito mais é Cristo!

Orem para que Deus me dê respostas.
    Oraremos...
    E oraremos também por sua filha.

Jefté

Jax
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -

Masculino Número de Mensagens: 28
    Cidade/Estado: São Paulo/SP
    Religião: Espírita
    Igreja: Minha consciência

Mensagem por Jax em Qui 16 Dez 2010, 16:27

Oi, Marcio

Acho estranha a forma como conheceu o Espiritismo.

Foi a um centro espírita e logo arrumou um emprego, ao que parece em livraria espírita. Embora tenha trabalhado nessa livraria, fico me perguntando o quanto estudou, de fato, sobre o assunto.

Suas perguntas refletem quase nenhum conhecimento sobre o tema, para quem diz que gosta de ler e passou ao menos 3 a 4 anos na seara espírita. Saiu por medo e não por conclusão de estudos que o levassem a outra direção.

Tentou ser ateu, mas leu Marquês de Sade. Realmente, tenho que concordar com você: não sabia o que queria.

Entrou este ano para as igrejas, por gostar de heavy metal... cristão. Não gostou da falta de estudos, mas ela está presente em todos os meios, não somente nas igrejas. Cansou disso porque gosta de ler, embora suas perguntas digam o contrário.

Procura Deus, procura um caminho, procura paz. E vem até um fórum protestante perguntar se deve ser espírita ou evangélico. A resposta que você está buscando neste fórum é previsível. Seria o mesmo se eu fosse até um Salão do Reino e perguntasse aos membros se eu devo ser espírita ou testemunha de Jeová.

Reveja seus critérios. Procure ser imparcial e busque informações em outras fontes também. Somente você pode encontrar suas respostas. Aqui, ali e acolá você irá ouvir apenas a opinião de seus participantes, incluindo a minha. Opiniões que podem estar corretas ou ........incorretas.

Seja qual for este caminho que vá escolher, faço coro com a resposta do participante Pereira: ame a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo. Se você seguir este caminho, não importa onde esteja, estará no espírito do verdadeiro cristianismo e tudo à sua volta vai ganhar um novo sentido. Se você seguir este caminho, não precisa nem se preocupar com as respostas.

Vamos às perguntas que te intrigam:

Marcio Alves escreveu:1- Muitas pessoas dizem que o espiritismo aceita alguns fatos da biblia e outros não, isso é verdade, porque?

Sim, é verdade e não se trata de um procedimento incorreto, biblicamente falando, pois está de acordo com esta regra: "julgai tudo e retende o bem" (I Ts 5:21).

Marcio Alves escreveu:2- Como o espiritismo interpreta as passagens na biblia que dizem para não consultar os mortos?

Como elas são, de fato: proibições de consultar os mortos. Os motivos que norteiam tais proibições é que deveriam ser objetos de controvérsia entre espíritas e evangélicos.

Marcio Alves escreveu:3- Qual a importância da biblia para os espiritas?

Importância cultural. Trata-se de um livro que reflete a evolução das idéias a respeito de Deus, segundo o ponto de vista do judaísmo e depois do cristianismo primitivo. Daí, por que não pode ser considerada infalível e inerrante. São idéias que evoluíram com o passar do tempo, na medida em que os hebreus se envolviam com outras culturas e assimilavam novos elementos interpretativos.

Marcio Alves escreveu:4- Todo mundo tem mediunidade? Como saber?

Há controvérsias no meio espírita. Há os que dizem que sim e os que dizem que não. Segundo Kardec, nem todos são médiuns. (consultar O Livro dos Médiuns, capítulo XIV - Dos Médiuns, tópico 159)

Marcio Alves escreveu:5- Pode acontecer de um "demonio" se passar por um espirito amigo? Como saber?

Pode acontecer, mas o que viria a ser um "demônio"? Independente da resposta, evangélicos e espíritas não negam essa possibilidade. Como saber? No caso dos espíritas, consulte O Livro dos Médiuns, capítulo XXIV - Da Identidade dos Espíritos. No caso de alguns evangélicos, salvo raras exceções, é tudo coisa do diabo.

Marcio Alves escreveu:A verdade é que estou dividido entre batizar numa igreja e ter fé cega, ou começar a estudar o espiritismo e buscar respostas.

Estudar é sempre bom, mas não precisa fazer nem uma coisa nem outra, a fim de encontrar a paz tão almejada. Siga a recomendação do participante Pereira, e encontrará aquilo que tanto procura.

Já faz algum tempo que deixou sua mensagem. Espero que as orações tenham funcionado, que você tenha tomado as decisões corretas e que sua filha já esteja bem!!!

Jax
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -

Mensagem por Jax em Seg 27 Dez 2010, 09:52

Oi, Marcio

Em relação a buscar respostas, recomendo que as busque no espiritismo e também fora dele. Faltava complementar esta parte.

Reinaldo
    - Iniciante -
    - Iniciante -

Masculino Número de Mensagens: 1
    Cidade/Estado: Duque de Caxias
    Religião: Remanescente.
    Igreja: A Igreja sou eu.

Espiritismo x cristianismo.

Mensagem por Reinaldo em Sex 11 Fev 2011, 10:17

(...)

O Messias na parábola do Lázaro e o rico deixa bem claro que não há comunicação entre vivos e mortos.No relato no livro de "Samuel" diz o texto:Entendendo Saul que era "Samuel" que subia dos mortos...Não diz que era "Samuel".Não há base Bíblica para apoiar a doutrina espírita.Quanto as manifestações, não se esqueça que os seres espirituais não morrem,tudo que se perguntar a qualquer um deles sobre ocorrido em qualquer lugar ou tempo, com certeza eles darão as respostas nos mínimos detalhes pois estavam ativos neste tempo e espaço.Imitar a voz é o de menos para os mestres do engano.

Se quiser maiores esclarecimentos. zaqueurei@hotmail.com ou orkut zaqueurei@yahoo.com.br

Jax
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -

Mensagem por Jax em Qua 16 Fev 2011, 19:12

Reinaldo,

Se você não tiver nada para esclarecer ao Marcio Alves, sugiro que apresente suas objeções em tópico específico, pois este aqui está aberto para outra finalidade.

Se alguém quiser saber meu parecer sobre tais objeções, podem me escrever: jax.maldonado@gmail.com

Também posso participar de algum debate, se houver interesse manifesto de algum leitor e se não apresentarem "textos prontos" de terceiros como resposta ou como abertura de tópico. Em outras palavras, se as regras deste fórum forem cumpridas rigorosamente.

Norberto
    Administrador
    Administrador

Número de Mensagens: 1821

Mensagem por Norberto em Qui 17 Fev 2011, 17:48

.
    ESCLARECIMENTO:

Texto pronto para abertura de tópico não há regra de proibição.

Como resposta, somente texto curto acompanhado de uma conclusão de quem trouxe em resposta.

Este fórum é administrado por 2 pessoas apenas, com tempo de dedicação relativamente curto.

Dessa forma, a indicação de que houve infração às regras do fórum, seria bem vinda, além de ser uma forma de ajudar a buscarmos um bom ambiente de debate.

Quaisquer esclarecimentos adicionais ou indicações de irregularidades, enviem um e-mail para:

administrador.fe@terra.com.br

Para consultar o regulamento do fórum:
    cliquem aqui.

Administrador
    .

Última edição por Norberto em Qui 03 Mar 2011, 19:16, editado 1 vez(es)

Azzi
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -

Masculino Número de Mensagens: 46
    Cidade/Estado: 7 lagoas/mg
    Religião: cristão
    Igreja: batista
    País: brasil

Mensagem por Azzi em Qui 03 Mar 2011, 12:53

Very Happy

Ola Marcio Alves.

Estes topicos abaixo te ajudarão a tomar uma decisão segura com relação ao espiritismo e cristianismo:

A teoria reencarnacionista é racional?
    http://www.forumevangelho.com.br/t1556-a-teoria-reencarnacionista-e-confiavel

É possível a identificação dos espíritos?
    http://www.forumevangelho.com.br/t1557-e-possivel-a-identificacao-dos-espiritos

É possível a comunicação com os mortos?
    http://www.forumevangelho.com.br/t1558-e-possivel-a-comunicacao-com-os-mortos

Fique na paz do Senhor!

Wink

Jax
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -

Mensagem por Jax em Sex 04 Mar 2011, 22:55

Oi, Marcio

Reforço a sugestão do Azzi. É mais seguro chegar a uma decisão depois de investigar, exaustivamente, os dois lados da moeda.

Ricardo Pregox
    - Iniciante -
    - Iniciante -

Masculino Número de Mensagens: 4
    Cidade/Estado: Campo Grande/MS
    Religião: Espirita
    Igreja: Centro Espirita Jesus de Nazare

Mensagem por Ricardo Pregox em Sab 03 Mar 2012, 22:12

Primeiramente Obrigado pela oportunidade de me expressar!

Eu sou Espirita! nasci em berço Espirita! e digo-lhes:
    Minha família nunca me disse a palavra "Não" como um meio de me educar, mas sim me mostrando os possíveis resultados que me escolha poderia me resultar, e comparando com as famílias de meus amigos via muito represália e obstáculos postos pelo próprio pai e mãe!

Minha mãe como espirita nunca me proibiu de ir nas "igrejas evangélicas" e outras para buscar Deus, pelo contrario, me incentivava a buscar! E foi exatamente por isso que optei pelo Espiritismo!

O amor de Jesus não repreendeu nenhum de seus seguidores, o que vejo por muito contrario nas "igrejas evangélicas" que criticam, maltratam e tomam sua "religião" como unicamente verdadeira!

"Na casa de meu Pai há muitas moradas"

O Espiritismo nada mais é uma religião nova que nasceu em 1857 e abril portas para muitas pessoas que sofriam sem entender o do porque Deus os botavam naquela situação de vida!
    Assim como Jesus foi... somos criticados, apedrejados, sofremos de preconceito, mistificados e etc.
    Me admiro muito ver pessoas que leem a Bíblia e não cumpre uma vírgula do que leu e sai por ai dizendo-se um quando na verdade não passa de um hipócrita!

Não venho por meio deste agredir quaisquer crédulo mas sim pedir mais respeito e compreensão por uma religião que ajudou muitos e ainda ajuda sem "pedir dinheiro" pra construir lindos templos onde se poderia usar tal quantia para ajudar uma pessoa doente ou construir mais hospitais e escolas...nunca vi um espirita sendo exposto na TV aberta com dinheiro em malas, com quilos de entorpecentes, nunca vi em casas Espiritas o pedido do tal do Dizimo, nunca vi dentro de uma casa Espirita um irmão dizendo que a religião do outro é coisa do Diabo, capeta, Demônio, Lúcifer e outros tipo de nomes que vocês inventam! (e ainda vejo gente dizer que o Espiritismo é coisa do "capeta")

Se a consulta aos mortos fosse proibido por Deus, porque Jesus (como médium de Deus) propriamente não o disse quando pregava o AMOR? Mas foi Moisés o próprio que condenou a consulta aos mortos que apareceu para Jesus para lhe dar concelhos depois de morto!

A bíblia para os espiritas é um ótimo "livro" que contem o amor de Deus e seus ensinamentos! mas o "Homem" com sua total "Ignorância" e viciado em fazer a outra pessoa acreditar no que ela acredita, sem raciocinar, lê o Livro e entende tudo ao pé da letra! e vejamos bem, toda a bíblia é de fato figurativa, com duplos sentidos! Não vamos ler e sair dizendo que oque você lê é a verdade, pois ninguém nesse mundo tem a verdade, pois se as tivesse, seria Crucificado como Jesus!

Me desculpem se falei besteiras ou se incomodei alguém dizendo algo mas não suporto a ingratidão das pessoas que sabem que nós Espiritas praticamos a caridade como meio de pedir perdão a Deus pelos erros cometidos no passado,e de pessoas que nem mesmo fazem o que falam, pois nós espiritas somos sim muito bem vistos por Deus, somos sim pessoas preocupadas com a enfermidade dos que os sofrem, assim como Jesus ajudou muitos, estamos também fazendo a nossa parte! Gostaria que as pessoas que criticam o Espiritismo, que estudem mais sobre o assunto, se aprofundem em "conhecimento" para que depois venham "tentar" condenar! ([Condenar]o que também não cabe ao Homem), que olhem para dentro de si mesmo e pergunte-se: Sou tudo o que falo que sou? faço tudo que Jesus me ensinou sem errar?

Mais uma vez Obrigado e que a paz de Deus seja a de todos aqui!
    Jose Ricardo Leao Prego

Demar
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Masculino Número de Mensagens: 124
    Cidade/Estado: Panorama
    Religião: Cristã espírita
    Igreja: Casa Espírita Joanna de Ângelis

Mensagem por Demar em Dom 04 Mar 2012, 04:40

Sugiro, também, para investigação, os seguintes sites, a saber:

Fonte: Portal do Espírito.
    http://www.espirito.org.br/portal/doutrina/afinal-o-que-eh-espiritismo.html

O LIVRO DOS ESPÍRITOS: http://www.espirito.org.br/portal/codificacao/le/index.html

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO: http://www.espirito.org.br/portal/codificacao/es/index.html

CÉU E INFERNO: http://www.espirito.org.br/portal/codificacao/ci/index.html
    A GÊNESE: http://www.espirito.org.br/portal/codificacao/ge/index.html

Data/hora atual: Ter 22 Maio 2012, 08:48