Amado irmão Edson, devo lhe dizer que concordo com os irmãos e discordo de voce quando diz:
Irmão constatei que nos evangelhos de Cristo, existem mais de 110 versículos com a palavra ABA (Pai ) , se você também for curioso como eu vera que nestes versículos que esta palavra Pai , Cristo não o relaciona em nenhum dos episodio do velho testamento, exemplifico não há nenhum versículo que associe o Pai a Jeová do VT, são pessoas completamente oposta.
Sabemos que a Biblia não é um livro para ler sem conhecer os contestos. Por isso fica muito dificil entendimento algumas vezes o que tem provocado a divisão da igreja e o crescimento de tantas denominações.
Vejamos: Quando Adão pecou, ele rompeu a aliança com Deus,separou espiritualmente, houve morte espiritual. Essa aliança foi novamente estabelecida em um novo pacto atraves do sangue de Jesus, que nos resgatou por adoção para sermos filhos.
Estavamos coberto pelo pecado, e quem é pecador tem como pai o diabo e não Deus. Os homens da fé do VT creram no Deus vivo, serviram a Ele por isso foi imputado como justiça, mas a filiação só daria atraves do filho unigenito, que se tornaria o primogenito dos irmãos:
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo. 3:16 ).
Se Jesus é o unigênito, não pode ser primogênito. Seria contradição. Por que o Apóstolo Paulo afirma que Jesus é o primogênito dos filhos de Deus ? “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, afim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Rm. 8:29) .
Como explicar o impasse? (Cl. 1:18 )“E ele é a cabeça do corpo da Igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos.” Jesus é o primogênito na Igreja, para os cristãos, mas para o universo e este mundo, para todos os homens é unigênito.
Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
Como se chega a esta dedução primeiro pelo bom senso, o deus ( anjo ) do v.t , é o deus das maldições, muda , mente, gosta de sangue , não é onisciente, mata criança de colo , velho, grávidas , etc. .Totalmente oposto ao Pai de Jesus que é o Deus do Amor .Amado, amado!!! não vou comentar o que voce escreveu, mas vou comentar o que a biblia nos diz:
(Jo 8:43-44) Qual a razão que não compreendes a minha linguagem? é porque sois incapazes de ouvir a minha palavra. Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer os vossos desejos......( essa é a condição do homem antes de ser salvo, filho do diabo)
Deus procurou um justo e não encontrou, por isso houve destruições sobre o povo que estava separado de Deus.Durante o vt Deus conduzia seu povo, os defendia e os cobria de milagres e amor ainda como é hoje. Quer mais milagres seu povo viu quando atravessava o deserto? Mesmo diante de tantos milagres os seus não reconheciam sua gloria, quantos atravessaram o deserto....quantos entraram na terra prometida? somente aqueles que obedeceram em fé, viram os milagres e creram nas promessas. Josué e calebe. Até hoje a desobediencia gera morte, as promessas não se cumprem. Deus é um Deus de principios, o homem muda, mas a palavra de Deus não muda. Nós ficamos livres das maldições da Lei do VT, porem desobediencia hoje na nova aliança tras tb maldição ( morte, separação eterna, quer maior maldição que essa)?
(Jo 12:48)-Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a propria palavra que tenho proferido, essa o julgará no ultimo dia.
((Jo 3:36) Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre Ele PERMANECE A IRA DE DEUS.
Observamos aqui que existe a misericordia de Deus, porém o povo que não esta em Cristo tem a ira de Deus sobre ele. Que ira é essa? a separação eterna.
Jesus veio revelar o verdadeiro carater de Deus, porque?
Porque Ele só é revelado aos filhos, aqueles que não são filhos não são capazes de compreender a linguagem de Deus ( Jo

fala sobre isso. (Jo 10:38) também....mas, se faço , e não me credes, crede nas obras, para que possais saber e compreender que o pai está em mim, e eu estou no Pai.
Quer maior prova...fala de Jesus para o mundo, as pessoas acham graça, fazem piada.São filhos de outro Reino.
Tiago, declara que os cristãos que são amigos deste mundo são adúlteros, e se fazem inimigos de Deus (Tg. 4:4). “O diabo levou Jesus a um alto monte, e mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória, porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero; portanto se tu me adorares, tudo será teu. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te Satanás; porque está escrito: Adorarás ao Senhor teu Deus, e só a ele servirás” (Lc 4:5-. Jesus não negou a declaração de Satanás, apenas expulsou-o. Parece que é o diabo o deus deste mundo. Mas o próprio Satanás, disse a Jesus que os reinos deste mundo lhe foram entregues, e é claro que quem entregou o mundo a Satã foi o deus deste mundo, pois o Deus Pai de Jesus Cristo jamais faria isso.Vamos passear pela Biblia....
Lá em (Gn 1:26 e 28)-Deus criou o homem a sua imagem e semelhança.......Tenha ele dominio sobre os peixes do mar, aves do ceu, animais domesticos, SOBRE TODA TERRA....28 E deus os abençoou e lhes disse: sede fecundos, enchei a terra E SUJEITAI-A, DOMINAI......
Deus fez o homem e
entregou o dominio (governo) da terra e tudo que há nela
ao homem. Porem ttoda criação continuou pertencendo ao Deus SOBERANO SOBRE TODAS AS COISAS, das galaxias ao vermisinho.
Quando o homem pecou perdeu o dominio, a autoridade que Deus entregou, não havia mais comunhão com Deus e o homem, portanto esta separação não deu direito ao homem de governar mais nada, ele passou a satanas a autoridade que lhe foi conferida a satanás. Porque? Porque o homem passou a ser filho do diabo, portanto quem tem agora o governo sobre o homem e tudo que ele possui é satanas.
(Lc 4:6)- Disse lhe o diabo darte-ei toda esta AUTORIDADE (governo) e a gloriadestes reinos (pecador glorifica satanas em tudo),porque ela me foi entregue e a dou a quem quiser ( foi entregue lá no jardim do Eden quando o homem se separou de Deus).
SITUAÇÃO Depois de Cristo:
Isaias 9:6 -Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o
governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.( Jesus veio trazer o governo para sua igreja)
1) Cl 2:15- e despojando os principados e as potestades, publicamentte os expos ao desprezo , triunfando deles na cruz.( Jesus venceu satanas na crus)
2) Rm 12:4-5- Assim como num só corpo ttemos muitos membros, mas nem todos tem a mesma funçção, assim somos nós, conquanto muitos somos um só corpo em Cristo e membros um dos outros...( somos igreja em Cristo, membros vivos)
3) col 1:18a- Ele é o cabeça do corpo da igreja ( JESUS)
4)Ef 1:5 a 7- Nos predestinou para Ele para adoção de filhos por meio de jesus cristo.......no qual temos a redenção, pelo Seu sangue a remissão dos pecados segundo a riqueza de sua graça. ( somos igrejas e filhos de Deus).
5)Ef 2:6 -e juntamente com ele nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus ( posição que alcançamos quando estamos em Cristo).
6) Lc 10:19- Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo, e nada absolutamente vos causará dano. (Jesus nos confere autoridade=governo).
7)Ef 1: 20-23 ( parafrazeando)- Jesus depois de ressuscitado esta a direita de Deus nos lugares celestiais, acima de todo principado, potestade e todo nome que se possa pensar e pôs todas as coisas debaixo de seus pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas o deu a igreja a qual é o seu corpo, a plenitude. ( somos igreja, corpo de cristo, todoas as coisas foram colocadas aos pés, como membros do corpo somos os pés, Jesus é somente o cabeça)Aqui foi devolvido unicamente aos filhos a AUTORIDADE perdida no Eden.
Concluindo portanto o sistema do mundo continua governado por satanas, que governa os que não são salvos, Jesus recebeu toda autoridade no ceu e na terra do Pai (Mt 28:18), destronou satanas, passou a autoridade ( no nome Dele) para a igreja, que somos nós. Nós temos o governo da terra. Por isso temos a responsabilidade de tirar pessoas das trevas, pregar o evangelho, salvar o oprimido do diabo (sempre sabendo que é tudo no nome de Jesus e é Tudo Ele que faz atraves de nós, portanto a gloria sempre será Dele.
Deus continua sendo o dono de toda Sua criação, Sua soberania será sempre sem nenhuma variação, como também a sua Palavra que também é A verdade, que é luz e que liberta.
É isto que a igreja precisa saber, conhecer para não ficar sendo pisado por satanas como vem sendo, atraves de ensinos errados que coloca o povo de Deus como chacotas, coitados.
Somos mais que vencedores em Cristo Jesus, somos povo eleito, nação santa, embaixadores de Cristo, do Reino celestial, que O representa aqui na terra, somos um governo de excelencia, temos o Espirito Santo que nos guia a toda verdade. Somos filhos e não mais servos, nos tornamos servos de Cristo, para receber toda dadiva, todo dom perfeito, para comermos o melhor desta terra em vida, se obedecermos.
Reinaremos em vida( Rm 5:17)