Irmão Pereira concordo com você , pois o principio das trevas se iniciou com a queda de Lúcifer. Porem o haja luz nos dá uma perfeita interpretação no sentido de Dia e Noite ( com letras maiúsculas em Gn 1:3)
Então:
1 – O "Haja Luz" foi dito por Deus no primeiro dia da criação;
2 – O "Haja luminares", para alumiar a terra, foi dito no quarto dia da criação.
3 – No versículo 4, Deus faz separação entre a luz e as trevas.
A partir do momento da Luz manifestar-se, ocorreu que "algo" permaneceu em Trevas, confirmando pelo versículo 4.
Ele ordenou que houvesse a separação entre a Luz (do Haja Luz),
e as Trevas (que já existiam) mas, essas Trevas não foram alcançadas, que não foram envolvidas e agraciadas pelo Haja Luz; tanto que, a Luz do Haja Luz, Ele chamou
Dia (versículo 5) e, o que ainda permaneceu em Trevas, chamou
Noite (ainda versículo 5), encerrando o versículo confirmando que era o primeiro dia;
Agora, vamos para o quarto dia da criação, no versículo 14 Deus disse: "Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite...", complementando no versículo 15 diz: "E sejam para luminares na expansão dos céus, para alumiar a terra ...", repetindo essa ordem no versículo 17, "...para alumiar a terra...";
A luz do quarto dia da criação (sol), foi criada para isso, ou seja o sol de dia e a lua de noite iluminariam a Terra.
A lua sem luz própria reflete a luz do sol.
Pois bem, no primeiro dia ocorreu a separação entre o Dia e a Noite e, para a parte que permaneceu em trevas, Deus criou os luminares. Por isso, e repetidamente, diz que esses luminares eram para alumiar a terra, ou seja, a terra onde habitamos estava em trevas, mesmo depois do Haja Luz do primeiro dia da criação;
O luminar maior para governar o dia e o luminar menor para governar a noite (versículo 16); esses luminares físicos estão visíveis na expansão dos céus para emanarem luz – certo que somente o sol possui luz própria e a lua não - e iluminar o que não foi envolvido pelo Haja Luz do primeiro dia da criação;
Assim, se houve a necessidade de criação dos luminares, a parte que corresponde abaixo da expansão dos céus estava (está; é) nas Trevas que Deus chamou Noite (com letra maiúscula) e, acima da expansão dos céus está a parte correspondente onde está manifestada a Luz do "Haja luz" que Deus chamou Dia, com letra maiúscula;
O Dia e a Noite do primeiro dia da criação são distintos do dia e da noite do quarto dia da criação. Para a parte que permaneceu em Trevas onde/no qual a Luz do Haja Luz não opera, Ele criou os luminares e, através desses luminares procedeu à outra separação entre dia e noite (com iniciais minúsculas). Se o sol físico for removido, volta a situação de trevas total, MAS, a Luz do Haja Luz não se extingue.
ONDE ESTÁ ESSA LUZ? ACIMA DA EXPANSÃO.
O QUE É A EXPANSÃO? O CÉU.
O sol está na expansão e não acima da expansão. Se o sol estivesse acima da expansão ele não poderia inclusive iluminar a Terra que está abaixo da expansão.
No primeiro dia da criação, a separação Dia e Noite corresponde aos dois únicos reinos existentes:
Reino dos Céus e o Reino das Trevas; Reino do Dia e Reino da Noite; Reino do outro mundo e Reino deste mundo; abaixo da expansão e acima da expansão; águas acima da expansão e águas abaixo da expansão; A expansão separa os Reinos. A expansão separa os mundos.
João 18:36 Respondeu Jesus: "O meu Reino não é deste mundo..."
João 9:5 "Enquanto estou no mundo, sou a Luz do mundo."
Mateus 5:14-Ao descrever uma das estratégias do Senhor, no processo de estabelecer aqui Seu reino, Jesus disse aos discípulos: “Vós sois a luz do mundo... assim brilhe a vossa luz diante dos homens, de modo que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus”.
Hoje, Ele continua neste mundo, pela Igreja, que são os filhos de Deus, aqueles que crêem que Jesus Cristo é o Senhor e Salvador.
Mesmo com o sol, que é luz física, neste mundo, continua este mundo em Trevas espirituais, Trevas da morte, e,
Jesus e a Igreja são a Luz, a vida que ainda está neste mundo.Mateus 24:14 "E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim. (O Evangelho do Reino dos Céus é um e o evangelho deste reino é outro. Qualquer outro evangelho, diz a Bíblia, é segundo o espírito deste mundo, diz o Apóstolo Paulo: Seja anátema (maldito),(Gálatas 1:

."
Mateus 25:34 "Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;"
João 3:19 "E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más."
João 8:23 "E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo;"
Considerando: Quando os nossos olhos foram abertos pela graça que nos alcançou, começamos a compreender coisas que jamais passaram pelo nosso entendimento; o nosso Deus, através da Redenção em Jesus Cristo, permitiu a abertura dos nossos corações; começamos, também, a desejar as moradas do Altíssimo.
João 17:16 "Não são do mundo, como eu do mundo não sou."
Considerando: Em Cristo já estamos resgatados do império das trevas, escondidos Nele e assentados com Ele nas regiões celestiais.
1 João 5:5 "Quem é que
vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus"
Jo 17:15-16 " Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal.
Eles não são do mundo, como também eu não sou".