F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Amar ao proximo como? (Pela palavra)

Compartilhe

irmão Edson
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Número de Mensagens : 271

Amar ao proximo como?

Mensagem por irmão Edson em Qua 18 Ago 2010, 18:54

Irmão Vitor

Só para não ficar sem respostas, e seguir o sábio conselho da irmã Cida de não misturar os tópicos
Segundo o seu pensamento Deus agia de uma forma no V.t ,( matando crianças , velhos grávidas, mandando maldições, mandando saquear cidades, etc) , e de repente ele muda de atitude no N.T , dizendo que é o Deus do amor , dupla personalidade isso é no mínimo incoerente!
Veja :

O Pai não muda as suas atitudes.

Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.

Jesus o filho não muda

Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.

Então quem muda ,se arrepende, diz uma coisa e faz outra é justamente este Espírito que estava em Elias, que estava em Sansão que o fazia matar, Bom isso fica para outro tema.

Talvez eu seja mesmo imperfeito porque o primeiro mandamento que estava na lei : Amor a deus de todo o meu intendimento.... eu sendo ainda humano talvez nunca poderei cumprir , enquanto isso não acontece vou pedindo ao Pai para que me ensine a amar e perdoar o meu próximo., se eu amar o meu próximo e o perdoar, tenho certeza que o Pai vai me retribuir em grau e intensidade,
Prazer em conhece-lo um abraço irmão Edson

Márcio
MODERADOR
MODERADOR

Número de Mensagens : 1142

Para reflexão

Mensagem por Márcio em Qua 18 Ago 2010, 19:02

Prezada Cida,

Segue nas próximas linhas, a minha opinião sobre o assunto...

A instrução de Jesus quando disse para "Amar uns aos outros como eu vos amei", implica em algo até então desconhecido para os seus discipulos, pois nunca alguém tinha sido amado como Cristo amou.
Como Cristo nos amou?
- Dando sua vida por nós (joão 3:16)
- Incondicionalmente (não importando o meu histórico de ações, sejam boas ou más), Ele nos amou como éramos ou estávamos.

Cristo nos exorta a amarmos incondicionalmente.

Encontramos na lei levítica a seguinte instrução para amar o próximo: "Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR.
Levítico 19:18"....

Mas pergunto... quem era este próximo?
Este próximo não seria outro israelita?

Lemos nas intruções neotestamentárias em Lucas 10 a partir do versículo 25 o seguinte:

V25: E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
V26: E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?
V27: E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
V28: E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.
V29: Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?

Jesus conhecia o pensamento de Quem estava perguntando e sabia de suas intenções, o israelita (doutor na Lei), respondeu conforme estava escrito na lei.... porém... quem é este próximo que a lei determinava.... não seria outro cidadão israelita?.... O doutor da lei, continuou e perguntou a Jesus quem era o próximo?

Lemos mais adiante:

V 30: E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
V 31: E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.

Porque o sacerdote passou de largo? Ele conhece a lei tão bem.... porque não agiu conforme a resposta do "doutor da lei" acima? Mediante a lei ele estava sem culpa, pois a lei não exigia que ele ajudasse o seu próximo e se compadecesse dele, para estes, apenas não prejudicar o semelhante, já estaria cumprindo o propósito divino, se este sacerdote não se envolveu nesta situação é porque não se tratava de outro israelita, desta forma, mediante a lei, estava correto, isto explica sua tranquilidade.

V 32: E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.

Vemos outro cidadão conhecedor, zeloso e cumpridor da lei agir da mesma forma e mediante a lei estavam certos.

V 33: Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
V 34: E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
V 35: E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.
V 36: Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
V 37: E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.

Porque Jesus usou o exemplo de uma samaritano para ilustrar a situação? Sabemos que os judeus odiavam os samaritanos.... Aqui Jesus rompe a barreira de divisão....não existe mais judeu ou gentio. O orgulho farisaico e dos versados na lei cai por terra quando são obrigados a reconhecer na figura de um samaritano o real sentido de amar o próximo como a si mesmo.
O orgulho do judeu foi tão grande que não ousou responder para Jesus que foi o samaritano que agiu com amor... apenas disse "o que usou de misericórdia".

Jesus aqui está revogando a antiga instrução e incluíndo a todos como próximos.

Para o judeu, este teria que amar o samaritano como a si mesmo, no contexto da época, seria uma atitude impossível sem que houvesse realmente conversão e vida regenerada... ou seja, sem que houvesse a revelação do amor de Cristo através do Espírito Santo.

Nada na lei levítica se compara a "amar uns aos outros como eu vos amei" Jo 13:34 "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis." e Jo 15:12 "O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei", nunca antes de Cristo o entendimento humano foi capaz de discernir este amor, por isto Ele disse ser novo o mandamento.

Até mais
Moremax
Cida
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 74
Cidade/Estado : Salvador/Ba
Religião : Evangelica
Igreja : Igreja Evangelica Verbo da Vida
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 84

Re: Amar ao proximo como? (Pela palavra)

Mensagem por Cida em Qui 19 Ago 2010, 01:11

Nada na lei levítica se compara a "amar uns aos outros como eu vos amei" Jo 13:34 "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis." e Jo 15:12 "O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei", nunca antes de Cristo o entendimento humano foi capaz de discernir este amor, por isto Ele disse ser novo o mandamento.

E é esse mandamento novo que devemos seguir na graça, na nova aliança, no novo pacto.
Ele proprio já disse: " Um novo mandamento vos dou" e em outro versiculo confirmou: "O meu mandamento é este"
Vitor
- Iniciante -
- Iniciante -

Número de Mensagens : 13
Cidade/Estado : Angra dos Reis/RJ
Religião : Rio de janeiro
Igreja : Assembléia de Deus Min. da Carioca
Pontos de participação : 17

Ir. Edson....

Mensagem por Vitor em Qui 19 Ago 2010, 09:02

Ir. Edson disse:

Só para não ficar sem respostas, e seguir o sábio conselho da irmã Cida de não misturar os tópicos
Segundo o seu pensamento Deus agia de uma forma no V.t ,( matando crianças , velhos grávidas, mandando maldições, mandando saquear cidades, etc) , e de repente ele muda de atitude no N.T, dizendo que é o Deus do amor , dupla personalidade isso é no mínimo incoerente!
(Sic!)

Ir. Edson, vejo que o senhor tem uma visão um tanto turbada sobre esse assunto, porém, não posso entrar nessa questão aqui, pois sairia muito do assunto proposto no tópico, sendo assim, podemos até abrir um novo tópico pra falar sobre o assunto.

A questão é “Mores” (moral) é a tradução latina do termo grego “ethos”, que possuía dois sentidos complementares (isto é, apenas se entendia um sentido levando-se em conta também o outro; eles não podiam ser analisados separadamente). “Ethos”, para os gregos, era tanto a intenção de agir quanto o conjunto geral de ações do ser humano, o que hoje chamaríamos de “hábitos”. Levando em consideração a raiz etimologia do termo “moralidade”, os princípios daquela época parecem contradizer as ações que hoje chamamos de "boas", mas não, o que temos que fazer é analisar tudo levando em consideração o conhecimento “Mores” da época vivida.

Deus não muda mas as épocas e as necessidades sim, a definição de moralmente correto também pode mudar, isso explica de uma maneira bem "grosseira" a questão levantada.

Misael Campos
- Adão / Eva -
- Adão / Eva -

Número de Mensagens : 60
Cidade/Estado : avare sp
Religião : cristão
Igreja : livre
País : brasil
Mensagens Curtidas : 1
Pontos de participação : 61

AMOR AO PRÓXIMO

Mensagem por Misael Campos em Qui 19 Ago 2010, 19:23

1 TIMÓTEO 1
V4)NÃO SE DEEM Á FÁBULAS OU GENEOLOGIAS INTERMINÁVEIS QUE MAIS PRODUZEM (QUESTOES) QUE EDIFICAÇÃO DE DEUS !!
V5)O FIM DO MANDAMENTO É O AMOR DE UM CORAÇÃO PURO , E DE UMA BOA CONCIÊNCIA, E RSULTADO DE UMA FÉ NÃO FINGIDA.
V6)ALGUNS S DESVIAM DESTAS VERDADES PARA SE DEDICAR Á VÃS CONTENDAS
V7) QUERENDO SER MESTRES DA LEI E NEM ENTENDENDO O QUE AFIRMAM
Vitor
- Iniciante -
- Iniciante -

Número de Mensagens : 13
Cidade/Estado : Angra dos Reis/RJ
Religião : Rio de janeiro
Igreja : Assembléia de Deus Min. da Carioca
Pontos de participação : 17

Mensagem por Vitor em Sex 20 Ago 2010, 08:28

Question Question Question

O Irmão chama uma explanação sobre o sentido moral do Antigo Testamento de fábula?

O Texto citado pelo irmão nos aconselha a não entrar em discussões sem sentido, mas agora, quando se trata do conhecimento da palavra de Deus....

A paz.

Márcio
MODERADOR
MODERADOR

Cidade/Estado : Porto Alegre - RS
Religião : Cristão
Igreja : Batista
Mensagens Curtidas : 51
Pontos de participação : 2808

Mensagem por Márcio em Sex 20 Ago 2010, 12:25

Cida,

Você postou: "E é esse mandamento novo que devemos seguir na graça, na nova aliança, no novo pacto. Ele proprio já disse: " Um novo mandamento vos dou" e em outro versiculo confirmou: "O meu mandamento é este"

Concordo plenamente
Pereira
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1100
Cidade/Estado : Japeri/Rio de Janeiro
Religião : Evangelico
Igreja : Nao tenho
Mensagens Curtidas : 2
Pontos de participação : 3856

Mensagem por Pereira em Sex 20 Ago 2010, 18:09

Amada Cida,

Você está certa.
irmão Edson
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Número de Mensagens : 271
Cidade/Estado : Santo Andre- Sp
Religião : Filho de Deus
Igreja : meu teclado do computador
Mensagens Curtidas : -15
Pontos de participação : 287

Mensagem por irmão Edson em Sex 20 Ago 2010, 19:53

Irmão Vitor 3
Abri um tópico conforme sua sugestão O deus do v.t é diferente do Deus ( O Pai ) do n.t , conto com suas postagens e as dos demais irmãos um abraço irmão Edson

Márcio
MODERADOR
MODERADOR

Cidade/Estado : Porto Alegre - RS
Religião : Cristão
Igreja : Batista
Mensagens Curtidas : 51
Pontos de participação : 2808

Mensagem por Márcio em Sab 21 Ago 2010, 11:27

Misael,

Não entendi seu último comentário, com as citações de I Timóteo 1:4,5,6 e 7.
Gostaria que mostrasse a aplicação deste texto ao tema proposto.

Até mais
Moremax

Misael Campos
- Adão / Eva -
- Adão / Eva -

CONHECIMENTO DA PALAVRA

Mensagem por Misael Campos em Sab 21 Ago 2010, 13:41

NÃO SOU CONTRA ESTE DEBATE , E SIM Á FAVOR POIS NOS DÁ REFERENCIA E INFORMAÇÃO BÍBLICA , O QUE PENSO DE 1 TIMÓTEO 1 É QUE DEVEMOS DAR GRANDE ATENÇÃO PARA A PRÁTICA DO AMOR AO PRÓXIMO, DEVEMOS INVESTIR EM PESQUISAS DE COMO PRATICARMOS VERDADEIRAMENTE ESTE AMOR TÃO FALADO PELO EVAGÉLIO DE CRISTO, ESTE ASSUNTO NÃO É UM ASSUNTO CONTRA E SIM Á FAVOR !! ACHO QUE DEVEMOS COMO CRISTÃO BUSCARMOS MEIOS PRÁTICOS E INSISTIRMOS NESTA QUESTÃO DE AMOR AO PRÓXIMO,

Misael Campos
- Adão / Eva -
- Adão / Eva -

COMO AMAR !!

Mensagem por Misael Campos em Sab 21 Ago 2010, 14:10

ACHO QUE JESUS (VERBO) SE TORNOU CARNE EXATAMNTE PARA NOS ENSINAR Á AMAR !!
DEUS NA LEI FOI DEUS FORTE , NA GRAÇA ELE SENDO DEUS SE FEZ COMO UM DE NÓS PARA SENDO HOMEM NOS DIZER EM LUCAS 6 V 35 AMAI VOSSOS INIMIGOS E FAZEI O BEM, E EMPRESTAI SEM NADA ESPERARDES, E SERÁ GRANDE O VOSSO GALARDÃO , E SEREIS FILHOS DO ALTÍSSIMO PORQUE ELE É BENÍGINO ATÉ COM OS INGRATOS E MAUS !!!
NAO CONCORDO QUE O AMOR É UM ATO PARA SER DIVINAMENTE INSPIRADO, E SIM ACHO QUE PARA AMARMOS TEMOS QUE SER PESSOAS COMUNS , QUANTO MENOS FORMOS MELHOR PARA Á PRÁTICA DO AMOR

OS DOUTORES DA LEI NÃO ACREDITARAM EM JOÃO E NEM EM JESUS QUE SE AUTO INTITULOU EM LUCAS 7 V 34 DE HOMEM COMUM QUE COME E BEBE COMO QUALQUER UM !!
ENTÃO DISSERAM ; EIS AÍ UM COMILÃO E BEBEDOR DE VINHO , ( AMIGO ) DOS PUBLICANOS E DOS PECADORES !!
Pereira
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Pereira em Dom 22 Ago 2010, 10:39

Infelizmente as pessoas entendem amor como se fosse fazer coisas.

Muitas coisas são feitas em nome do amor e na realidade são trevas.

Ações de amor s~]ao ações originadas no centro da vontade de yaohu ULHIMJ< o Altíssimo Criador.

Por exemplo: ORAR POR ALGUEM seria um ato de amor? Para muitos sim.

Entretanto, está escrito: Jeremias 7:16 Tu, pois, não ores por este povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem me importunes; pois eu não te ouvirei.
Cida
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Cida em Ter 24 Ago 2010, 01:52

Mas Jesus nos ensina:

1 Timóteo 2:1-7: “Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda a piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos. Para isto fui designado pregador e apóstolo (afirmo verdade, não minto), mestre dos gentios na fé e na verdade.”

Misael Campos
- Adão / Eva -
- Adão / Eva -

AMOR AO PRÓXIMO

Mensagem por Misael Campos em Ter 24 Ago 2010, 07:55

achei muito interressante 1 timóteo2 v 1
A) ORAÇÃO POR TODOS OS HOMENS !! é claro que eu como indivíduo comum , estou impossibilitado de praticar uma ação significativa por todos os homens , ou seja pela humanidade,vejo que á apresentação inicial do evangélio mostra que seu objetivo é atingir á humanidade para uma salvação do planeta> porque Deus amou o mundo de tal maneira....

B)ORAÇAO PELOS REIS E Á TODOS QUE ESTÃO EM EMINÊNCIA !!é lógico que se quiser ajudar diretamente o meu presidente lula não vou conseguir, logo se faz necessário orar por ele , pois suas decisoes estarão conprometendo diretamente os objetivos de prática do evangélio,as pessoas em eminência são grandes formadoras de OPINIAÕ , e isto é muito comprometedor para o evangélio.

O OBJETIVO DESTE TIPO DE ORAÇÃO É DEMONSTRAR DIANTE DE DEUS UMA VERDADEIRA PREOCUPAÇÃO EM FAZER SUA VONTADE A QUAL NADA MAIS É QUE A PRATICA DA PIEDADE E DO RESPEITO !!!
Pereira
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Pereira em Ter 24 Ago 2010, 10:45

Amada Cida,

Não devemos esquecer que também está escrito: “...Há pecado para morte, e por esse não digo que ore.” 1 João 5: 16

A comunhão com o Altíssimo e Eterno Criador é necessária e fundamental para que possa haver a intercessão. Este é o exemplo que Shaul nos dá quando nos escreve dizendo: “Por esta razão, nós também, desde o dia em que ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual”
Cida
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Cida em Ter 24 Ago 2010, 11:22

Pecado para morte nos é claro que não tem mais volta ( apostasia)
Hebreus 6:4-8

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg 24 Jul 2017, 03:48