F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

FÓRUM ABERTO A CADASTRO COMO MEMBRO E PARTICIPAÇÃO SOMENTE DE SEGUNDA À SEXTA. SÁBADO E DOMINGO É ABERTO APENAS PARA LEITURA.
--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
administrador.fe@terra.com.br
F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Catecismo de Heidelberg

Compartilhe

Clovis
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -

Masculino Número de Mensagens: 254
    Cidade/Estado: Medianeira, PR
    Religião: Cristão
    Igreja: O Brasil Para Cristo
    País: Brasil

Catecismo de Heidelberg

Mensagem por Clovis em Dom 04 Jan 2009, 09:36

O Catecismo de Heidelberg é um dos mais importantes documentos produzidos pelos cristãos reformados. Apesar de ser um documento oficial da Igreja Reformada Alemã é a mais ecumência das declarações produzidas pelos protestantes reformados. Redigido por Caspar Oliviano e Zacarias Ursinos a pedido de Frederico III, foi adotado oficialmente em 19 de fevereiro de 1563.

O seu conteúdo é uma exposição, na forma tradicional de perguntas e respostas dos catecismos, do Credo dos Apóstolos, dos Sacramentos, dos Dez Mandamentos e do Pai Nosso. Na sua estrutura interna, segue o plano da Epístola aos Romanos: o pecado e a miséria humana, a redenção em Cristo e a gratidão do homem expressas em obras e obediência. Era usado para instrução de jovens a ministros do evangelho.

Bullinger afirmava que "jamais foi composto um catecismo melhor", Karl Barth dizia que "o Catecismo de Heidelberg é um documento que oferece o conhecimento evangélico comum... caracteriza o sentido positivo da Reforma" e Alderi de Souza Mattos escreveu que ele "tem sido uma fonte de conforto, encorajamento e alimento espiritual para muitas gerações de cristãos em vários continentes. Ele não só tem proporcionado inspiração a homens e mulheres que enfrentam pressões externas e lutas interiores, mas também tem sido um poderoso incentivo ao diálogo e à aceitação mútua entre diferentes grupos e tradições cristãs".

Neste ano de 2009, a partir de hoje e sempre aos domingos, o Cinco Solas trará as perguntas e respostas do Catecismo de Heidelberg, para conhecimento, estudo, edificação e comentários dos freqüentadores deste espaço.

Fonte: Cinco Solas.

Clovis
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -

Re: Catecismo de Heidelberg

Mensagem por Clovis em Seg 12 Jan 2009, 11:54

Amados,

Ontem, postei o texto referente ao Segundo Domingo do Catecismo de Heidelberg. Recomendo a leitura!

Em Cristo,

Clóvis

Clovis
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -

Mensagem por Clovis em Dom 18 Jan 2009, 15:05

Neste domingo, o Catecismo de Heidelberg responde as seguintes questões:

6. Mas Deus criou o homem tão mau e perverso?
    7. De onde vem, então, esta natureza corrompida do homem?
    8. Mas nós somos tão corrompidos que não podemos fazer bem algum e que somos inclinados a todo mal?

Em Cristo,

Clóvis

Clovis
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -

Mensagem por Clovis em Dom 25 Jan 2009, 09:58

Irmãos,

Seria Deus injusto por exigir do homem o que ele não pode cumprir?

As questões do Quarto Domingo do Catecismo de Heidelberg tratam disso.

Em Cristo,

Clóvis

Devaney
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -

Masculino Número de Mensagens: 405
    Cidade/Estado: Taubaté
    Religião: Evangélico
    Igreja: Assembléia de Deus

Mensagem por Devaney em Ter 27 Jan 2009, 07:22

Outra pergunta que não sei se o Catecismo responde:

Seria Deus justo exigindo do homem o que ele não pode cumprir ?

Clovis
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -

Mensagem por Clovis em Ter 27 Jan 2009, 13:05

Devaney escreveu:Outra pergunta que não sei se o Catecismo responde: Seria Deus justo exigindo do homem o que ele não pode cumprir ?

Devaney,

Creio que a pergunta é a mesma, apenas que formulada de outra forma. E sim, o catecismo responde essa pergunta.

Em Cristo,

Clóvis

Devaney
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -

Mensagem por Devaney em Ter 27 Jan 2009, 17:35

Talvez o catecismo tenha uma resposta boa, mas vou ficar com a resposta bíblica.

1 Coríntios 10:13 - Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

Se Deus é suficientemente capaz de saber nossos limites, e limitar as tentações de modo que não nos possa cobrar depois uma atitude que não poderíamos vencer, é claro que Ele é justo para nos cobrar somente aquilo que PODEMOS oferecer.

Isso se aplica INCLUSIVE à salvação. Só são condenados os que, tendo contato com o Evangelho, endurecem seus corações no dia aceitável.

Se estivesse acima do poder da pessoa poder optar pela salvação ou pelo pecado, iria Deus cobrar-lhe algo que não pudesse decidir ?

Se isso for verdade, vamos arrancar as páginas de nossas Bíblias onde exista I Co 10:13.

Pr. Francisco Belvedere
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -

Masculino Número de Mensagens: 454
    Cidade/Estado: PR
    Religião: Protestante
    Igreja: Metodista

Mensagem por Pr. Francisco Belvedere em Qua 28 Jan 2009, 07:49

Também está escrito que Deus encerrou a todos debaixo da desobediencia a fim de usar de misericordia para com todos. Ou seja, DEus exige oque ele bem quer, o ser humano por sé [e imcapaz de crumprir. Dessa maniera o homem não pode salvar-se a si mesmo. O que o ser humano não pode fazer, CRisto fez por ele.

Não podemo medir a justica de Deus pelos nosso parametros. Na nossa limitacao. Discordo de vc aqui Devaney.

Devaney
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -

Mensagem por Devaney em Qua 28 Jan 2009, 07:57

Belvedere, evidente que vamos discordar. Somos antagônicos nessa questão de predestinação.

Aliás, o que me impressiona em ti, pois és pastor de uma Igreja que condena tal linha de pensamento.

Pr. Francisco Belvedere
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -

Mensagem por Pr. Francisco Belvedere em Qua 28 Jan 2009, 08:15

Devaney quando eu defendi predestinacao aqui? Eu sempre me declarei arminiano e assim me declaro. E como tal creio na deprvacao total.

Pr. Francisco Belvedere
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -

Mensagem por Pr. Francisco Belvedere em Qua 28 Jan 2009, 08:15

Assim como Wesley sou calvinistas apenas na questão sacramental. Mas nao pertolho de pensamento do evangelicalismo moderno totalmente Finneyano.

Devaney
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -

Mensagem por Devaney em Qua 28 Jan 2009, 08:22

Vamos definir as linhas, acho que estamos trombando em áreas distintas... o que estou combatendo não é se o homem é depravado ou não. É claro que é depravado. O que eu combato é a tese que Deus, tirando o livre-arbítrio da humanidade, ainda continua totalmente justo ao condenar homens que já foram "programados" para ir para o inferno.

Se é Arminiano, vc também não aceita essa visão.

Pr. Francisco Belvedere
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -

Mensagem por Pr. Francisco Belvedere em Qua 28 Jan 2009, 08:25

Nào creio em livre-arbitrio natural. O Livre arbitrio se da a partir da Graca. O homem por si so nao pode crer, mas a Graca e livre e nao irresistivel. A vontade de Deus e que todos se salvassem, mas ele sabe que nao sera assim. Muitos rejeitam. Muitos morrem se a fe salvadora. Nao creio na doutrina da dupla predestinacao. Entendo a doutrina, mas nao a esposo. Nao tenho fundamento biblico suficiente para crer nela. Fico com a livre graca segundo Wesley.

Devaney
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -

Mensagem por Devaney em Qua 28 Jan 2009, 08:34

Amém, se eu posso, na minha humildade, também assino o sermão "Livre Graça" de Wesley. Tanto que já o citei noutras oportunidades.

Clovis
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -

Mensagem por Clovis em Qua 28 Jan 2009, 10:20

Devaney,

"Se estivesse acima do poder da pessoa poder optar pela salvação ou pelo pecado, iria Deus cobrar-lhe algo que não pudesse decidir? Se isso for verdade, vamos arrancar as páginas de nossas Bíblias onde exista I Co 10:13."

Devemos cuidar para que nossas crenças derivem da Palavra de Deus e não de pressupostos humanos não provados. No caso em apreço, o irmão está adotando o pressuposto "dever implica poder". O que devemos nos perguntar é: este é um princípio bíblico ou é um argumento filosófico humanista que incorporamos acriticamente à nossa visão de mundo?

A primeira coisa que eu pergunto é: onde a Bíblia ensina que dever implica poder? O irmão citou um versículo da primeira carta de Paulo aos Coríntios, o qual examinarei em seguida com mais cuidado, mas uma leitura simples com essa pergunta em mente mostra que nesta passagem a Deus não ensina este princípio.

A segunda coisa que podemos questionar é: em que se baseia a nossa obrigação diante de Deus, em nossa capacidade ou na autoridade do Senhor. É claro que Deus como soberano absoluto pode exigir qualquer coisa de Seus súditos, por exemplo, Deus poderia exigir de nós, sob pena de danação no inferno, que saltássemos da Terra à Lua três vezes por mês. E quem de nós teria o direito de questioná-lo quanto a isso?

Claro que em sua linha de pensamento o irmão dirá que isto faria de Deus um déspota, sádico e cruel, além de outros adjetivos que homens deveriam temer de atribuir a Deus. Com todo respeito, considero uma leviandade perigosa dizer "se Deus faz isso, então Ele é mau". Ainda mais quando, no assunto em que estamos tratando, Deus exige do homem coisas que este é incapaz de fazer.

Isso mesmo, Deus exige do homem aquilo que este não tem condições de cumprir em sua condição de caído. Por exemplo, o cumprimento da Lei. Quando Deus exigiu dos judeus (menciono os judeus para não entrar na questão da aplicabilidade da Lei) que guardassem a sua lei, eles eram capazes de guardá-la? Houve, em toda a história da humanidade uma única só pessoa, além de Jesus, que guardou a lei perfeitamente? Me diga, alguém conseguiria guardar a Lei de Deus de forma perfeita? No entanto, é isto que Deus exige.

Sabemos que Deus exige do homem que não peque. A Bíblia diz "não pequeis". Reiteradas vezes lemos "sede santos". O mandamentos para sermos justos repete-se em inúmeros lugares na Bíblia. Não resta dúvida que que não pecar, mas ser justo e santo como o próprio Deus é um dever de todo homem diante de Deus. Mas me diga, quem é a pessoa que tem o poder de cumprir com esse dever. Por favor, diga-me onde eu encontro esta pessoa para que eu vá e o adore!

Talvez o irmão queira limitar o assunto a questão da salvação. Deus disse "voltem para mim" e isto é sem sombra de dúvida um dever. Segundo sua linha de pensamento, para que Deus não seja cruel, todos os homens deveriam ter poder para isso. Mas Jesus, contrariando totalmente essa sua teoria diz "ninguém pode vir a mim, se Deus não o trouxer". Note que Jesus disse "ninguém", observe que Ele disse "ninguém pode" e registre que Ele disse "se Deus não o trouxer". Como disse Paulo, o mesmo que escreveu o versículo que você rasgaria de sua Bíblia caso Deus exigisse algo que o homem não seja capaz de cumprir: "a nossa capacidade vem de Deus".

Eu poderia escrever e fundamentar mais a minha posição. Mas creio que isto basta, pois se fosse dar exemplos de coisas que Deus exige que o homem é incapaz de cumprir por si mesmo, a lista cresceria grandemente.

Em Cristo,

Clóvis

Data/hora atual: Ter 07 Fev 2012, 05:48