F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

O Ladrão Na Cruz Foi Salvo?

Compartilhe

Irineu
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 89

Re: O Ladrão Na Cruz Foi Salvo?

Mensagem por Irineu em Dom 05 Abr 2009, 09:41

Jefté,

Não estou, em momento algum, afirmando que você está contra a cruz.

A questão levantada não é aceitação de Jesus como Salvador, mas a forma como isso é feita e aceita pelo Senhor.

O batismo, em si, não tem poder regenerador algum. O que ressalto é que ele foi instituído pelo próprio autor da salvação, Jesus. Ele o ordenou.

Não creio que um simples “abrir a boca e confessar Jesus” seja suficiente para a não realização do batismo.

Se, assim fosse, Jesus não o teria ordenado. Não o teria comissionado aos seus discípulos assim fazerem.

Batismo nem factualmente nem por ensinamento ocorreria nas escrituras, apenas a fé e o crer seriam pregados. Entretanto, sabemos que não é assim.

Portanto, quando lemos as declarações de Paulo que parecem ensinar somente o “crer”, devemos levar em conta que isso está relacionado a “fé”, a primeira parte da salvação e que na seqüência natural virá o batismo.

Paulo jamais ensinaria algo contrário ao que Jesus ensinou e ordenou aos seus Apóstolos, - antes mesmo, inclusive, de Paulo – a fazerem, ou seja, *batizar* em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.

O “crer somente”, fere, frontalmente, o mandamento do autor da salvação que logo após o “crer” acrescenta imediatamente: “... E for batizado”... Será salvo.

Irineu

Samuel Matos
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 371

Mensagem por Samuel Matos em Seg 06 Abr 2009, 09:41

Irineu, com certeza se criou um impasse, pois não há novos argumentos e sim reafirmação de argumentos antigos.

Por exemplo você não rebateu quando eu disse que a única coisa que tira os nossos pecados é o sangue de Jesus.

Segundo a Bíblia o que nos impede de ter comunhão plena com o Senhor são os nossos pecados, oras, se cremos que o sangue de Jesus tira os nossos pecados não entendi onde o Batismo se encaixa como sendo primordial para a salvação.

Acredito que todos devemos nos batizar, mas, se não houve possibilidade de alguém ser batizado, o mesmo em minha opinião foi salvo por estar limpo de seus pecados e assim poder entrar em comunhão com o Senhor.

Samuel Matos
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Cidade/Estado : SP
Religião : Cristão
Igreja : Assembléia
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 388

Mensagem por Samuel Matos em Seg 06 Abr 2009, 09:43

Norberto escreveu:.
Samuel Matos,

Entendo que o batismo com fogo está relacionado ao juízo e difere do batismo com o Espírito Santo.

Há um tópico que abri em fevereiro/2009, do qual ninguém participou para opinar a respeito de:

> Batismo com fogo. Fogo do Espírito Santo ou do juízo?

Caso alguém queira opinar sobre o assunto, clique aqui.
.

Norberto, acredito que me expressei mal, na verdade quando disse fogo, estava me referindo ao Espírito Santo.

Também concordo que batismo com fogo é diferente do batismo com o Espírito Santo.
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Número de Mensagens : 4296
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : .
País : .
Mensagens Curtidas : 154
Pontos de participação : 17341

Mensagem por Norberto em Seg 06 Abr 2009, 12:05

.
Samuel Matos,

Ok amado. Esclarecido. Obrigado.
.
Irineu
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Cidade/Estado : Curitiba/Paraná
Religião : Mórmon
Igreja : Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Pontos de participação : 48

Mensagem por Irineu em Seg 06 Abr 2009, 14:48

Samuel Matos escreveu:

Por exemplo você não rebateu quando eu disse que a única coisa que tira os nossos pecados é o sangue de Jesus.

Sim, o sangue de Cristo expia os pecados, todavia, expia de todos ou somente de quem O aceita?

Sendo somente de quem O aceita, segue-se naturalmente a necessidade de guardar os mandamentos Deste. E dentre esses mandamentos não está o "apenas crer" e tudo está resolvido... Mas consta a ordenança do batismo, inclusive recebida por Jesus e Paulo, por exemplo e, largamente ensinada pelos Apostolos.

Na festa de Pentecostes, Pedro e os demais Apostolos, após pregarem sobre a salvação, ouviram da multidão de crentes: "Que faremos?" ao que Pedro, imediatamente disse "...Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado..."

"Cada um de vós..." E foram quase 3.000 pessoas...

Se fosse só o "crer", certamente os Apostolos não se dariam a tanto trabalho, mas como era um mandamento do Mestre, teve que ser cumprido.

Não bastou somente "o crer..."

sds.

Irineu

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1707
Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
Igreja : Não tenho
Mensagens Curtidas : 38
Pontos de participação : 4119

Mensagem por Jefté em Seg 06 Abr 2009, 21:14

Olá Irineu

Tudo bom?
Cristo foi batizado nas águas; se esse batismo é realmente o que salva, quer dizer que Cristo foi salvo quando se batizou?
Pelo fato do Senhor receber o batismo das águas e não batizar nas águas já deixa em evidência esse batismo, pois o Senhor não sendo pecador para depender da salvação, e não o praticando naqueles que dependiam salvação! Então medite: O Senhor não dependia da salvação e foi batizado nas águas, e aqueles que dependiam da salvação, o Senhor que recebera esse batismo não o realizou em ninguém; por que isso?
Outra coisa: não existe somente o batismo nas águas, existe o batismo no Espírito Santo, o batismo de fogo, o batismo pelos mortos; em Coríntios 10 Paulo diz: \"E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar\".
E por que você quer relacionar a ordenança do batismo dita por Jesus ao batismo com da água?
Cristo tudo fez e tudo ensinou por obras e palavras sobre a verdade e a salvação, mas não batizou em água, tanto que é identificado como batismo de João.
E eu te pergunto: acaso Jesus teria dito: Quem crer e for batizado \"nas águas\" será salvo, mas quem não crer será condenado?
E quanto à Romanos que diz: \"A saber, se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos serás salvo, visto que com o coração se crê para a justiça e com a boca se faz a confissão para a salvação\". (Rom. 10:9-10)
Então irmão, não importa, o que eu ou você pensamos ou deixamos de pensar; a palavra de Deus diz.
E quem crer em Cristo e o confessar com sua boca será salvo. (Rom. 10:13-14a)
Repito, o Senhor jamais disse: quem crer e for batizado \"nas águas\" será salvo.
Não existe isso na palavra de Deus, essa exigência é por conta dos homens e não da palavra de Deus.
Tenho uma pergunta: Quando João vinha batizando e muitas pessoas eram batizadas nas águas, antes de Jesus começar Seu ministério: Eles estavam salvos? Ou todos os pecados deles estavam perdoados? Sendo que Cristo nem havia ainda se manifestado?
Outra reflexão: O paralitico que foi descido do telhado; Jesus vendo a fé dele, disse: todos os seus pecados te são perdoados. E para demonstrar que Ele verdadeiramente o perdoou, curou-o na frente de todos, e todos murmuravam entre si.
E pergunto, Jesus o batizou nas águas?
- Não! Mas Jesus o perdoou!
Agora, me desculpa; se não acreditamos que o Senhor o perdoou, então estamos iguais aos fariseus!
O mesmo acontece durante todo o ministério de Cristo, até culminar no malfeitor na cruz, em que muitos ficam a pensar se pudera ser salvo por Cristo, pois não foi batizado nas águas. Mas Jesus o perdoou, não o batizando em água.
Só que não foi somente na cruz que Jesus não batizou em água, Ele não batizou em água durante todo o seu ministério.
João havia dito que Cristo batizaria com Espírito Santo e com fogo.
Para mim o Senhor verdadeiramente batizou com fogo.
Fogo, exatamente o oposto da água, exatamente o contrário do batismo de João.
O fogo do seu poder, o fogo do seu amor, o fogo da Sua palavra.

Última edição por Jefté em Ter 07 Abr 2009, 08:39, editado 4 vez(es)
Irineu
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Irineu em Ter 07 Abr 2009, 08:14

Jefté,

O batismo não salva. Ele é um complemento da salvação, como o próprio autor dessa salvação ensinou: “Aquele que crer e *for batizado* será salvo.” Isso é tão claro como a luz do sol ao meio-dia.

O batismo de Jesus foi para cumprir com toda a justiça. Assim, se nem Jesus ficou sem cumprir com essa ordenança, por que outros teriam o arrojo de ficar?

Não vejo contradição alguma em Jesus ensinar e ordenar seus discípulos a batizar, ainda que Ele não O tenha realizado, da mesma forma que não O encontramos batizando “com fogo...”

O batismo ordenando por Jesus era feito nas águas, sem dúvida alguma.

A pregação de Filipe ao Eunuco, um Apóstolo de Jesus, já deixou isso claro.

Além de Filipe, Pedro também sabia com clareza cristalina sobre a necessidade do batismo e nas águas.

Após uma pregação (exposição da fé em Jesus) na casa de Cornélio, Pedro disse: “... Pode alguém porventura recusar a água para que não sejam batizados...? ... E ordenou que fossem batizados” [Atos 10, 47-48]

É difícil não compreender e/ou aceitar algo tão claramente exposto, ensinado e praticado por 2 Apóstolos, se isso não fosse ordenado por Jesus. Por dedução o batismo já ficaria implícito como uma ordenança necessária à salvação, tanto por Pedro quanto por Filipe, se não fosse o explicito das palavras de Jesus: “Aquele que crer e for batizado será salvo”.

Outra vez encontramos o binômio: fé e imediatamente batismo e pelas águas.

Sds.

Irineu

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Jefté em Ter 07 Abr 2009, 09:12

Irineu

Você diz isso!
Mas Romanos 10:9-10 diz que se confessarmos com a boca que Jesus é o Senhor e em nosso coração crermos que Deus o ressuscitou dos mortos seremos salvos.
Onde ele (São Paulo - inspirado pelo Espírito Santo) citou água, depois de invocar?
Repito: essa exigência partiu dos homens e de suas deduções!
Acaso a Palavra de Deus não é inerrante?
Acaso o Deus Altíssimo não sabe todas as coisas?
Acaso o Espírito Santo não guiava Paulo?
Acaso Jesus várias vezes não se manifestou a Paulo?
Acaso foi por mero acaso que metade do Novo Testamento são de suas epístolas?
Usando a sua lógica, o que aconteceu com Zaqueu em Lucas 19:9-10, quando Jesus disse: "E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido".
Será que Jesus teria errado ao afirmar que a salvação havia chegado a Zaqueu naquele momento?
Ou será que o Senhor deixou recomendações para que os discípulos o batizassem nas águas?
Não creio!

Irineu, eu conheço e estudo os evangelhos e posso mostrar-lhe muitas passagens em que Jesus declarava a salvação de uma alma, sem que batizasse nas águas.
Agora, em quem você acha que eu vou crer?
Nos evangelhos e no Senhor ou nas pressuposições dos homens?
Jesus é a verdade!
Tudo o que o Senhor fez e falou é a verdade!
E se não batizou em água, não preciso que Ele me explique, basta que não tenha feito, pra mim já está claro, porque Ele só pratica a verdade.
Acaso não foi o Deus Altíssimo que enviou a Jesus?
E por que o Altíssimo juntamente com Cristo não batizaram em água?
João Batista, Felipe e Pedro são homens e mudam.
Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre!
Jesus é o mesmo, e se Ele não batizou em água nos evangelhos, significa que nunca batizaria em água (pois é o mesmo).
Ora, se Jesus não batizaria em água, hoje, por que eu deveria fazê-lo?
A quem eu estou seguindo?
Acaso o Senhor nos Evangelhos não seria o mesmo hoje?
Ou acaso o Senhor faria de um jeito e eu de outro?
Ou acaso o Senhor faria assim e eu assado? Tipo, praticando a circuncisão de Moisés, o batismo de João, o lavar dos pratos e dos copos do fariseus?
Afinal, quem eu devo seguir de todas as maneiras?
Em suma, se o Senhor não o fez ontem, tampouco o faria hoje.
E se o Senhor não o fez ontem nem hoje, também eu não o faço, porque Ele é a verdade!
Então eu não o faço!
Quem quiser fazer o que o Senhor não fez que faça.
Só que eu creio e ensino sobre Jesus e não dos homens.
Então se o Senhor (meu Espelho) não faria hoje eu continuaria olhando para João Batista?
Se o Senhor não fizesse nunca, não seria o bastante para mim?
Jesus disse: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."
O que o Senhor falou é a verdade.
Se o que o Senhor falou é a verdade, e o que o Senhor fez? não era também a verdade?
Certamente tudo o que o Senhor fez e falou foi de acordo à verdade.
E não batizou em água.
Se o Senhor estivesse em nosso meio hoje, não batizando em água (porque não o fez e é o mesmo) o que você faria?
Só sei que quanto ao batismo de João nada há escrito!
Mas quanto a Cristo, diz:
"Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai". (Fil. 2:10-11)

Se o meu Senhor não o fez, não o fez para sempre, e eu não o farei, porque repito, me esforço para seguir a Cristo e não a outro qualquer!
Devemos seguir a Cristo, afinal, Ele não veio aqui para nos ensinar?

Samuel Matos
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Samuel Matos em Ter 07 Abr 2009, 14:15

Outra vez encontramos o binômio: fé e imediatamente batismo e pelas águas.

Irineu, não é outra vez, na verdade você esbarra no mesmo argumento sempre, acredito que seja porque não há sustentação para a sua teoria.

Por acaso nas diversas vezes que Jesus operou um milagre e disse, vai tua fé te salvou, na verdade a pessoa não estava salva?

O ladrão na cruz não estava salvo?

Não sou contra o batismo, acredito que temos que ser batizados, não para a salvação, mas como um simbolismo de arrependimento dos nossos pecados, agora dizer que o mesmo é imprescindível para a salvação é o mesmo que dizer que o Sangue de Jesus não é suficiente para a remissão dos nossos pecados.
Irineu
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Irineu em Ter 07 Abr 2009, 17:07

Samuel,

Se você acha que é "teoria" as palavras e ordem de Jesus "Aquele que crer e for batizado será salvo"... Se as palavras proferidas pelo autor dessa salvação não têm autoridade...

sds.

Irineu
Irineu
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Irineu em Ter 07 Abr 2009, 18:33

Samuel,

O argumento comparativo que usastes ao dizer que "O Sangue de Jesus não é suficiente para a remissão dos pecados" relacionando-o ao batismo alicerça muito mais minha posição.

O Sangue de Jesus realmente não é suficiente para a remissão dos pecados. E por que não? Porque para que este precioso e sagrado Sangue remida meus pecados, é necessário que eu aceite o sacrificio expiatório que Jesus me fez. Caso contrário, não redimirá nada, não terá valor algum, pelo menos, ressalto, para aqueles que não O aceitaram.

O Sangue de Jesus só alcança quem O aceita.

Assim é a fé sem o batismo, levando em conta as palavras de Cristo e os claros ensinamentos de dois de seus Apostolos que aprenderam Dele, ensinaram e assim fizeram.

sds.

irineu
Irineu
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Irineu em Qua 08 Abr 2009, 08:39

Jefté escreveu:Irineu

Você diz isso!
Mas Romanos 10:9-10 diz que se confessarmos com a boca que Jesus é o Senhor e em nosso coração crermos que Deus o ressuscitou dos mortos seremos salvos.
Onde ele (São Paulo - inspirado pelo Espírito Santo) citou água, depois de invocar?
Repito: essa exigência partiu dos homens e de suas deduções!
Acaso a Palavra de Deus não é inerrante?
Acaso o Deus Altíssimo não sabe todas as coisas?
Acaso o Espírito Santo não guiava Paulo?
Acaso Jesus várias vezes não se manifestou a Paulo?
Acaso foi por mero acaso que metade do Novo Testamento são de suas epístolas?
Jefté, o fato de Paulo ter escrito boa parte do NT não invalida o restante nem as palavras do autor da salvação. O "confessar" naturalmente será seguido pelo cumprimento da ordem do Salvador "Aquele que crer e for batizado... será salvo. Algo fácil de perceber...

Jefté escreveu:Usando a sua lógica, o que aconteceu com Zaqueu em Lucas 19:9-10, quando Jesus disse: "E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido".
Será que Jesus teria errado ao afirmar que a salvação havia chegado a Zaqueu naquele momento?
Ou será que o Senhor deixou recomendações para que os discípulos o batizassem nas águas?
Não creio!
A frase dita por Jesus, evidencia o poder da salvação exercido por Jesus. Nada tem a ver com a ordenança em si. Certamente Zaqueu foi batizado na sequencia a sua fé em Jesus.

Jefté escreveu:Irineu, eu conheço e estudo os evangelhos e posso mostrar-lhe muitas passagens em que Jesus declarava a salvação de uma alma, sem que batizasse nas águas.
Agora, em quem você acha que eu vou crer?
Nos evangelhos e no Senhor ou nas pressuposições dos homens?
Jesus é a verdade!
Tudo o que o Senhor fez e falou é a verdade!
E se não batizou em água, não preciso que Ele me explique, basta que não tenha feito, pra mim já está claro, porque Ele só pratica a verdade.
Acaso não foi o Deus Altíssimo que enviou a Jesus?
E por que o Altíssimo juntamente com Cristo não batizaram em água?
Dentro do seu raciocínio, me mostre onde Jesus batizou “com fogo”?

Jefté escreveu:João Batista, Felipe e Pedro são homens e mudam.
De quem, por exemplo, você acha que Pedro e Filipe aprenderam para ensinarem e realizarem a ordenança do Batismo? Eles eram discípulos de quem? Por que ensinariam a fé em Jesus para depois ensinarem e fazerem algo que seria contrário aqueles ensinamentos, a saber, o batismo e nas águas?

Jefté escreveu:Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre!
Jesus é o mesmo, e se Ele não batizou em água nos evangelhos, significa que nunca batizaria em água (pois é o mesmo).
Ora, se Jesus não batizaria em água, hoje, por que eu deveria fazê-lo?
A quem eu estou seguindo?
Acaso o Senhor nos Evangelhos não seria o mesmo hoje?
Ou acaso o Senhor faria de um jeito e eu de outro?
Ou acaso o Senhor faria assim e eu assado? Tipo, praticando a circuncisão de Moisés, o batismo de João, o lavar dos pratos e dos copos do fariseus?
Afinal, quem eu devo seguir de todas as maneiras?
Em suma, se o Senhor não o fez ontem, tampouco o faria hoje.
E se o Senhor não o fez ontem nem hoje, também eu não o faço, porque Ele é a verdade!
Então eu não o faço!
Quem quiser fazer o que o Senhor não fez que faça.
Só que eu creio e ensino sobre Jesus e não dos homens.
Então se o Senhor (meu Espelho) não faria hoje eu continuaria olhando para João Batista?
Se o Senhor não fizesse nunca, não seria o bastante para mim?
Jesus disse: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."
O que o Senhor falou é a verdade.
Se o que o Senhor falou é a verdade, e o que o Senhor fez? não era também a verdade?
Certamente tudo o que o Senhor fez e falou foi de acordo à verdade.
E não batizou em água.
Se o Senhor estivesse em nosso meio hoje, não batizando em água (porque não o fez e é o mesmo) o que você faria?
Só sei que quanto ao batismo de João nada há escrito!
Mas quanto a Cristo, diz:
"Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai". (Fil. 2:10-11)

Se o meu Senhor não o fez, não o fez para sempre, e eu não o farei, porque repito, me esforço para seguir a Cristo e não a outro qualquer!
Devemos seguir a Cristo, afinal, Ele não veio aqui para nos ensinar?

E foi isso que Ele fez para 2 de seus Aposotolos: Ensinou...

E eles continuaram ensinando o que de Jesus aprenderam sobre a fé e o batismo, conforme as escrituras bem registram.

Samuel Matos
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Samuel Matos em Qua 08 Abr 2009, 09:15

.
Irineu,

Bom que seu pensamento é esse, estava com medo de me deparar com a resposta de que o Sangue de Jesus por sí só não era suficiente.

Quanto a questão da fé sem o batismo, não vejo dessa forma, quer dizer que se eu não me batizar eu não creio verdadeiramente? Fé é algo que vem de dentro, e aí por ter fé e acreditar nos mandamentos do Senhor nós nos batizamos, no caso do ladrão na cruz, ele teve fé, ele acreditou que Jesus o poderia salvar, ou seja, não há um vínculo com o batismo, ele acreditou, teve fé, o que habilitou o Sangue de Jesus Cristo tirar os pecados do mesmo, habilitando-o assim para a salvação.

O engraçado Irineu é que pelo seu comentário você até concorda em partes com isso, pode ver que você colocou o batismo junto com fé e não com salvação.
Irineu
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Irineu em Qua 08 Abr 2009, 10:06

Irineu,

Bom que seu pensamento é esse, estava com medo de me deparar com a resposta de que o Sangue de Jesus por sí só não era suficiente.

Quanto a questão da fé sem o batismo, não vejo dessa forma, quer dizer que se eu não me batizar eu não creio verdadeiramente?
Samuel,

A fé é também um principio de obediência. O batismo é uma consequencia natural dessa fé, acatando a ordem do autor da salvação, quando ordenou que após o crer seguir-se-ia o batismo.

O crer demonstra a fé. O batismo a obediência. Indiscutivelmente os dois pilares de sutentação da salvação. Creio que sem fé e obediência o “Aquele que perseverá até o fim será salvo” – outra frase de Cristo – não teria validade.

Outro escritor inspirado registrou nas escrituras que "...Eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras." [Tiago 2,18]

Portanto, não bastaria somente o "crer ou a fé" para tudo estar resolvido e a salvação garantida. Existe a necessidade também da obediência. A fé verdadeira - e aqui não entro no mérito de julgamento desta - desemboca na obediência às ordens do Senhor.

Por isso, Pedro e os demais Apostolos (observe que todos os Apostolos estavam envolvidos) se deram ao trabalho de batizar quase 3.000 pessoas. Você consegue dimensionar o trabalho que seria evitado ter que batizar quase 3.000 pessoas se já bastasse apenas a fé comprovadamente já testemunhada da multidão no Pentecostes? Mas todos tiveram que ser batizados... A escritura até enfatiza isso ao registrar " E *cada um* de vós seja batizado"

Por isso, o Eunuco, logo após exercer a fé em Jesus, já pediu para ser batizado.

Tanto Apostolos quanto aqueles que criam sabiam da ordem de Jesus que após o crer seguir-se-ia o batismo.

Fé é algo que vem de dentro, e aí por ter fé e acreditar nos mandamentos do Senhor nós nos batizamos, no caso do ladrão na cruz, ele teve fé, ele acreditou que Jesus o poderia salvar, ou seja, não há um vínculo com o batismo, ele acreditou, teve fé, o que habilitou o Sangue de Jesus Cristo tirar os pecados do mesmo, habilitando-o assim para a salvação.
Na sequencia natural à fé do ladrão, seguiria-se o batismo, pois assim Jesus estabelecera. Nesse caso, o ladrão recebeu a ordenança pós-morte, conforme a prática do batismo pelos mortos, exatamente para atender situações desse tipo.

O engraçado Irineu é que pelo seu comentário você até concorda em partes com isso, pode ver que você colocou o batismo junto com fé e não com salvação.
Sim, o batismo é uma consequencia natural da fé que leva à salvação.
Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1778
Cidade/Estado : Sorocaba/SP
Religião : Cristã
Igreja : Congregação Cristã no Brasil
Mensagens Curtidas : 8
Pontos de participação : 7083

Mensagem por Maria Madalena em Qua 08 Abr 2009, 10:28

O primeiro fruto do arrependimento é o batismo; e o batismo vem pela fé, para cumprirem-se os mandamentos; e o cumprimento dos mandamentos traz remissão de pecados. E a remissão de pecados traz mansidão e humildade; e a mansidão e humildade resultam na presença do Espírito Santo, o Consolador, que nos enche de esperança e perfeito amor, amor que se conserva pela diligência na oração até que venha o fim, quando todos os santos habitarão com Deus.
Se os homens não podem obedecer ou desprezam mandamentos simples (como o batismo), como podem obedecer em COISAS maiores?
E, se Cristo, para cumprir toda justiça, batizou-se, quem é o homem para dizer que essa ordenança tem pouco valor espiritual?
Portanto, batismo é mandamento e como tal, devemos obedecer.

"...Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível". (Ef 5,27)
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Número de Mensagens : 4296
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : .
País : .
Mensagens Curtidas : 154
Pontos de participação : 17341

Mensagem por Norberto em Qua 08 Abr 2009, 17:18

.
Irineu, o Samuel Matos escreveu:

Em resposta a ele, você escreveu:

Sim, o batismo é uma consequencia natural da fé que leva à salvação.
Ficou com dupla interpretação, sua resposta. Mas indo diretamente ao que estou pensando, responda por favor:

Qual é o objetivo maior de se praticar o batismo pelos que já estão mortos?
.

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Jefté em Qua 08 Abr 2009, 19:10

Olá Irineu

Eu sei que a fé é crida, e não imposta.
Mas graças a Deus somos livres para expor nossa compreensão a respeito das Escrituras.

Jesus Cristo, o Verbo de Deus, deixou a glória do Pai, se fez carne para viver 33 anos como homem.
E o Pai habitava em toda a plenitude em Cristo, como diz: "Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade". (Col. 2:9)
Jesus disse: "Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim?" (Jo. 14:10)
E outra vez: "Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente". (João 5:19)
Ou seja, tudo o que Cristo fez o Pai juntamente o fazia com Cristo.

O Senhor a tudo ensinou e fez com respeito a salvação, porque Ele é a salvação.
Porque Ele é perfeito. Porque Ele é Deus.
E sendo Deus em forma de homem não batizou em água.
Até pagou tributo a Cesar, e isto de imediato.
Curou leprosos e mandava-os mostrar-se aos sacerdotes como ordenava a lei.
Foi obediente a seus pais.
Lavou os pés aos discípulos e os amou até a morte.
E tendo feito tudo isso, ao final diz: está consumado! Ou seja, tudo o que o Senhor tinha que fazer o Senhor fez! Contudo não batizou em água.
Portanto não concordo com sua opinião de que Jesus ensinou esse batismo.
Agora você defendendo esse batismo como essencial, me responda: por que o Salvador não o praticou? Por que Ele não batizou com água?
Eu não vou olhar para Felipe ou Pedro, o evangelho é o de Cristo, prefiro olhar para Ele, afinal não tenho o evangelho em mãos?
Acaso Jesus Cristo não é o mesmo ontem, hoje e sempre?
Acaso eu precisaria estar com Jesus naquela época para saber que Ele não batizou com água?

Eu sei que Felipe e Pedro são apóstolos; mas sei muito mais que o único e maior Mestre é Cristo, e como disse Jesus:
“Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também”. (Jo. 13:13-15)
Jesus mesmo disse, para que, como eu vos fiz, façais vós também!
E pergunto, Jesus disse isso só com referência ao lavar pés?

Então, meu irmão, repito, todo mundo que estuda os evangelhos sabe que Cristo não batizou com água.
Então, como bom seguidor de Cristo, também não o faço, mas faço o que o Senhor fazia, isto é, prego o evangelho.
E fico com a confissão ao nome de Jesus, isso para mim é o verdadeiro batismo.
E isso Cristo praticou em todo o Seu ministério.
Se Cristo assim o fez, acaso isso não é o evangelho de Cristo?
Se Cristo tanto fez assim nos evangelhos, e nunca batizou c/ água, acaso não é este o evangelho de Cristo?
Ele declarava imediatamente a salvação quando esta acontecia mediante a fé e a confissão ao Seu nome.
Ora, acaso Cristo não é a verdade? Acaso Ele não sabe todas as coisas?
E quem sou eu para desacreditar o que o Senhor fazia ou dizia por causa dos meus dogmas?
Eu creio! Por isso falo!
Quanto ao Batismo de João, repito, nenhuma pessoa encontra com Cristo através dele, é uma coisa exterior, já a fé e a confissão é feita pela alma e o Seu Senhor.
E como disse Jesus: “Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.” (Mat. 10:32)
Olha, é o Senhor quem disse: Qualquer, qualquer que confessá-lo diante dos homens, Ele o confessará diante do Pai que está nos céus! Amém!
Esta palavra ninguém pode refutar!

Nem essa:
“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”.

A paz, irmão!

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg 11 Dez 2017, 22:53