Devaney escreveu:Jefté,
Vamos por partes.
a) Reconsidere sua opinião sobre Felipe e Pedro. Embora vc não tenha dito claramente, vc sim, está afirmando que eles pregam errado, pois ambos citam claramente o batismo como sendo um evento simbólico onde existe ÁGUA. Você ignora meus argumentos e versículos, não os comenta para não se comprometer, e volta aos versículos que falam de fé x salvação e não nos que falam sobre batismo x salvação. Assim fica complicado.
b) Eu já dei minha argumentação sobre o fato de Jesus não batizar pessoalmente ninguém, mas somente seus discípulos. Você não comentou essa parte.
c) Sobre Romanos 10:9,10 - o assunto não é batismo. É salvação pela fé. Amém, concordo totalmente que salvação não depende de qualquer ato humano para ser concretizada, mas entendo que o batismo é um ato SUBSEQUENTE que não deve ser desprezado, pois sua ausência indica falta de vontade de comprometer-se com a Igreja visível, o Corpo de Cristo que labuta por evangelização, construção de templos, que oferta ou dizima, etc.
Salvação pela fé e batismo são eventos totalmente distintos, por isso a Palavra não os relaciona como sendo a mesma coisa. E quando fala de batismo, fala em ÁGUAS, eu já lhe provei isso.
Vamos à situação contrária: me apresente textos bíblicos afirmativos, como os que lhe apresentei sobre batismo com ÁGUAS, no qual está afirmado que o batismo cristão é uma confissão verbal.
Nada DEDUTIVO, estou pedindo AFIRMATIVOS.
Devaney
Eu não ousaria dizer que Pedro ou Felipe pregaram errado. E eu não disse isso.
O livro de Atos é história da igreja. E Lucas descreve os acontecimentos exatamente como eram, e não encobriu virtudes ou falhas.
E por eu dizer que Felipe ou Pedro não aprenderam com Jesus o batismo das águas não significa dizer que eles pregaram uma doutrina errada.
Vamos por partes:
Em Atos 10:13-15 - Pedro recebe uma visão de animais quadrúpedes e répteis da terra, e aves do céu. E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come. Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda. E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou”.
“E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis que três homens te buscam. Levanta-te pois, desce, e vai com eles, não duvidando; porque eu os enviei”. (Atos 10:19-20)
E Atos 10:28 Pedro diz: “Vós bem sabeis que não é lícito a um homem judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo”.
Segundo esses versos vemos claramente o Senhor mostrando e ensinando aos apóstolos o abismo que separa o Cristianismo do judaísmo.
O Espírito Santo diz expressamente a Pedro: “Levanta-te pois, desce, e vai com eles, não duvidando...” (Atos 10:20)
Agora, eu pergunto: Nós conhecemos o cristianismo. Se você dissesse a alguém que Pedro não aprendeu com Jesus essa atitude de sentir-se superior a outros (isso até o capítulo 10 de Atos). Você estaria condenando-o, ou dizendo que ele pregava doutrina errada?
Creio que não!
O apóstolo era um judeu, e ainda não tinha alcançado essa compreesão: de ser como Cristo, sentir como Cristo, se igualar a Cristo.
Se não fosse o Senhor em comunhão com eles, não conseguiriam; assim como também nós. (Jo. 15:5c – II Cor. 3:6)
Agora a sua argumentação sobre o fato de Jesus não batizar pessoalmente ninguém, mas somente seus discípulos.
Não concordo!
Por que Jesus não poderia batizar? Isto não está nas Escrituras. Pelo contrário, João diz que Jesus batizaria (não c/ água) mas com o Espírito Santo e c/ fogo. (Mat. 3:11)
O Senhor é grande Pastor de ovelhas, e batizou pessoalmente aos que o Pai lhe dava (Jo. 17:12), porém, não com aquele que você considera batismo, mas com o Dele – qualquer que invocar o Seu Nome.
Podemos ver nos evangelhos Jesus curar leprosos e mandá-los mostrar-se ao sacerdote para testemunho, conforme determinação da lei (lei de Moisés). Mat. 8:4
Podemos ver Jesus lavar os pés aos discípulos; podemos ver Jesus pagar tributo a Cesar (lei dos homens) Mat. 17:27
Ora, se o batismo das águas fosse parte essencial (ou confirmante, ou???) da salvação (Novo Testamento), então o Senhor ao dizer a Zaqueu: “E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão”. (Luc. 19-9)
Certamente diria aos seus discípulos para o batizarem nas águas para “cumprir toda a justiça” (como mandou Pedro pagar o imposto a Cesar).
O Senhor não o fez! Não o fez uma vez sequer nos evangelhos! Não o fez nenhuma vez, porém em muitas ocasiões Ele mencionava a salvação de alguém. Ora, o Senhor ensinou a verdade! Ele é a verdade!
Você disse que eu preciso ser afirmativo e não dedutivo.
O apóstolo Paulo fala do batismo de João em Atos 13:24-25: “Tendo primeiramente João, antes da vinda dele, pregado a todo o povo de Israel o batismo do arrependimento. Mas João, quando completava a carreira, disse: Quem pensais vós que eu sou? Eu não sou o Cristo; mas eis que após mim vem aquele a quem não sou digno de desatar as alparcas dos pés”.
Em outras palavras, o apóstolo sabia perfeitamente do batismo de João.
Em Romanos 10:8-10 – ele diz: “Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, a saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação”.
E no verso 13 ele explica o porquê é salvo quando se faz a confissão ao Senhor: “Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo”.
Então eu pergunto: Quem está sendo dedutivo? Eu, que creio exatamente como está escrito na passagem em questão?
Ou você, que por dedução, acredita que necessita do Batismo das águas (que não está de forma alguma mencionado ou referido na passagem em questão?
- Você é que está sendo dedutivo! Está deduzindo que, porque João batizou em água (ou Felipe, ou Pedro – embora Jesus não tenha feito), você precisa batizar em água, senão...???
Irmão, Cristo é o Único e Suficiente e Totalmente Salvador. Ele é tudo! E após recebê-Lo (Ele disse) Quem me recebe recebe Aquele que me enviou.
E se Ele, dissesse a você em sua casa: “Hoje houve salvação a esta casa...” O que você faria? Procuraria pelo batismo nas águas ou tão somente creria?
O Senhor é a verdade. O Senhor só diz a verdade! E bem-aventurados somos se o crermos.
Irmão, sabe o que acontecia nos evangelhos: Muitos religiosos não conseguiam confiar inteiramente no Senhor (por causa de seus dogmas) enquanto que os muito pecadores se entregavam de corpo e alma a Ele.
Sabe o que acontecia:
“Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus”. (Mat. 21:31b)
Só para esclarecer, não estou fugindo do batismo. Repito, eu creio que este é o batismo: Quando conduzo uma alma a confessar c/ sua boca que Jesus é Senhor, após crer com o coração!
A paz de Cristo.