por Irineu em Qua 14 Jan 2009, 07:48
Pedro e Devaney,
Vou buscar comentar o que escreveram no mesmo post.
Inicialmente, para deixar bem claro minha perspectiva nesse fato, creio que o ladrão fora salvo, mas não sem antes passar pela ordenança do batismo.
Pedro G3 comentou que Jesus teria poder para tirar o ladrão na cruz e batizá-lo. E por que não o fez...?
Pela mesma razão que Ele mesmo não desceu da cruz quando foi escarnecido ao ouvir: “A outros salvou; a si mesmo não pode salvar. Rei de Israel é ele; desça agora da cruz, e creremos nele”.
Jesus cumpre toda a justiça. Ele não é um déspota que estabelece mandamentos e Ele mesmo os invalida.
Tem me causado surpresa não ter ouvido comentário algum acerca das escrituras que tenho citado sobre o batismo. Assim, gostaria de saber, diretamente, sobre:
1 – Jesus foi batizado e, segundo a escritura, para “cumprir toda a justiça”. Ainda que alguns tentem relegar o fato do batismo ter sido feito por João Batista, não esqueçamos que foi de João Batista que Jesus disse: “Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não surgiu outro maior do que João, o Batista (Mat. 11,11).
Outro fato interessante é que por ocasião do batismo de Jesus, estiveram presentes ninguém menos que o próprio Deus e o Espírito Santo, aprovando aquela ordenança. “ E o Espírito Santo desceu sobre ele... E ouviu-se do céu esta voz: Tu és o meu Filho amado; em ti me comprazo. Ora, Jesus, ao começar o seu ministério...” (Luc, 3,22-23).
Após o Seu batismo foi que Jesus iniciou Seu ministério.
Uma ordenança recebida pelo próprio Salvador que somente após iniciaria Seu ministério e assistida por nosso Pai Celestial e o Espírito Santo, certamente tem muita importância.
2 – Se o batismo não é um mandamento, o que pensam das palavras de Jesus: “Aquele que crer e for batizado será salvo”. Poderiam comentar “diretamente” as palavras de Cristo? O que Ele quis dizer com “Todo aquele...?”; Por que Ele não disse que bastaria a fé Nele, mas acrescentou imediata e sumariamente: “... For batizado”?
3 – Por que Paulo, tão apregoado como alguém que ensinava a “não-necessidade” do batismo, foi batizado? Afinal, não teve ele um encontro com Jesus? [At. 9,18] Se bastasse "somente" a fé Paulo já a tinha obtido à caminho de Damasco... Mas ele teve que ser batizado.
4 – Por que na primeira pregação dos Apóstolos, Pedro e os demais batizaram quase 3.000 pessoas? Não seria mais fácil, apenas dizer que a fé fora suficiente e dispensá-los?
Assim, reforço meu pedido que comentem diretamente esses pontos acima para que eu consiga entender melhor o que pensam.
Devaney, sobre seu comentário de que “Não existe ensinamento algum sobre batismo que diga que é essencial à salvação” Eu pergunto: E as palavras de Cristo não servem? Não foi Ele que disse “Todo aquele que crer e for batizado será salvo”? Se esse ensinamento não serve ou não vale, não saberia o que valeria acerca do batismo para lhe dizer...
Acerca da escritura de Rom.10 é claro o ensinamento de Paulo acerca da fé em Jesus. A fé precede o batismo. Isso é inquestionável. Como poderia Paulo falar sobre o batismo para os Romanos se primeiro eles precisariam “crer” em Jesus? A sequencia clara das palavras de Jesus é “... Crer e ser batizado...”
Sds, Irineu