F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


Pacto com Abraão - Porque somente D'us passou entre os pedaços dos animais sacrificados?

Compartilhe

Hernandobh
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 127
Idade : 43
Cidade/Estado : Bhte MG
Religião : A Biblia
Igreja : do Mashiach
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 312
Data de inscrição : 09/03/2009

Pacto com Abraão - Porque somente D'us passou entre os pedaços dos animais sacrificados?

Mensagem por Hernandobh em Seg 17 Ago 2009, 00:39

Significado do pacto de sangue de animais - era feito entre duas partes e concordavam com os termos do acordo (pacto ou aliança), matavam um animal, cortava-o no meio, colocava-o no chão com um espaço entre as duas metades. As duas pessoas,então, repetiam os termos do pacto, e, de mãos dadas, passavam pelo meio das partes do animal.
O animal morto significava duas coisas:
1) se uma das partes quebrasse o pacto ou qualquer de seus termos, o seu sangue seria derramado como o daquele animal.
2) o animal era substituto das pessoas que faziam o pacto, isto é, elas se consideravam mortas e por isso não poderiam mudar aquele concerto. Era algo imutável.

Gn 15: 9-17 - "Respondeu-Lhe o Eterno: Toma-me uma novilha de três anos, uma cabra de três anos, uma rola e um pombinho. Ele, pois, lhe trouxe todos estes animais, partiu-os pelo meio, e pôs cada parte deles em frente da outra; mas as aves não partiu. E as aves de rapina desciam sobre os cadáveres; Abrão, porém, as enxotava.
Ora, ao pôr do sol, caiu um profundo sono sobre Abrão; e eis que lhe sobrevieram grande pavor e densas trevas. Então disse o Eterno a Abrão: Sabe com certeza que a tua descendência será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos; sabe também que eu julgarei a nação à qual ela tem de servirl e depois sairá com muitos bens.
Tu, porém, irás em paz para teus pais; em boa velhice será sepultado. Na quarta geração, porém, voltarão para cá. porque a medida da iniquidade dos amorreus não está ainda cheia. Quando o sol já estava posto, e era escuro, eis um fogo fumegante e uma tocha de fogo, que passaram por entre aquelas metades."
Abraão sabia o que D´us estava fazendo, mas ele deve ter ficado impressionado com o número de animais, pois UM seria o suficiente. Ele já devia estar preparado para dar sua mão a D´us para passar pelo meio dos animais, quando adormeceu profundamente e viu uma "Tocha de fogo" passar por entre as partes, isto é, D´US PASSOU SÓZINHO. Abraão não participou do pacto, mas recebeu o pacto de D´us - um pacto INCONDICONAL.
No vers. 18, D´us diz claramente que fazia um pacto de aliança.

FEZ O ETERNO UM PACTO COM ABRÃO.

O Pacto entre duas pessoas consistia em sacrificar animais, cortá-los em metades, separar as metades e colocá-las em frente umas das outras. A seguir, as duas pessoas que faziam o acordo ou pacto, caminhavam entre as duas metades dos animais sacrificados, significando que as partes que não cumprissem com as promessas do pacto, pereceriam exatamente como aqueles animais.

Mas no pacto de D´us com Abraão, uma tocha de fogo foi a evidência da presença de D´us no Seu PACTO com Abrão.
Note que, embora um pacto geralmente envolvesse responsabilidades para as duas partes, neste caso, somente D´us passou entre os pedaços dos animais.
Foi D´us exclusivamente Quem estabeleceu as promessas e as obrigações deste pacto; o papel de Abrão era apenas o de aceitá-las por "fé e obediência."

Baruch Hashem !!

Sarah Felbor
[u]

    Data/hora atual: Seg 11 Dez 2017, 18:44